Exposição que destaca a resistência inquebrável da mulher segue aberta a visitação na Galeria Fórum das Artes, na Pinacoteca de Botucatu, com entrada gratuita, até o dia 28/4
Foi prorrogada até o dia 28 de abril, na Galeria Fórum das Artes, da Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, a exposição coletiva “Resistência da Arte – a flor nascida na fresta do asfalto”. A mostra conta com a participação de 28 artistas talentosos, membros do Clube de Artistas, vindos de diversos cantos do Brasil, uma artista de Portugal, além de obras da fotógrafa botucatuense Malu Ornelas. A curadoria é de Adriana Scartaris e celebra não apenas a expressão artística, mas também destaca a resistência inquebrável da mulher.
A exposição, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, tem entrada gratuita, classificação livre, e estará aberta de quarta a sexta-feira, das 08h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17 horas. O público visitante terá acesso a obras interativas: pinturas, esculturas, fotografias e técnicas mistas, além da oportunidade de escanear o QR Code localizado juntamente com algumas das obras e apreciá-las em “realidade aumentada”, vivenciando uma experiência única e imersiva.
Sobre a exposição – Em um mundo muitas vezes dominado por tons de cinza e opressões silenciosas, a arte se ergue como uma voz, uma explosão de cores e significados, uma flor que rompe o asfalto áspero da existência. “Resistência da Arte” aspira celebrar não apenas a expressão artística, mas também a resistência inquebrável da mulher em um universo que, por muito tempo, não lhe foi permitido.
“Esta exposição é um convite para os artistas explorarem as possibilidades de fundir o universo tipicamente masculino com a essência feminina, revisitando valores como flexibilidade, compaixão, intuição, cuidado, empatia e sutileza. Valores que, historicamente, foram subestimados, mas que agora emergem como forças transformadoras”, explica a curadora Adriana Scartaris.
Segundo ela, a mostra “Resistência da Arte” propõe a cocriação de um manifesto da capacidade da mulher de enfrentar desafios, de desafiar as convenções e de dar vida a algo belo e significativo, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. “É um tributo à resiliência feminina, que habita seres humanos para além das barreiras de gênero e constrói o exército capaz de transformar o mundo naquilo que desejamos e merecemos”, conclui.
Serviço
O que esperar:
– Obras interativas como pinturas, esculturas, fotografias e técnicas mistas
– Realidade aumentada, proporcionando uma experiência única e imersiva
Quando: Até 31/03, domingo
Horário de serviço: quarta a sexta-feira, das 08h30 às 17h | sábado e domingo, das 11h às 17h.
Onde: Galeria Fórum das Artes na Pinacoteca (Rua: General. Telles, 1040 – Centro, Botucatu – SP)
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Curadora: Adriana Scartaris
Confira os artistas cujas obras compõem a exposição “Resistência da Arte”:
Adriana Scartaris – São Paulo/SP
Alex Körner – São Paulo/SP
Alexia Tomazetti – Botucatu /SP
Alixa – Marabá/PA
Ana De Andrade – São Paulo/SP
Angela Canabrava B – Curitiba/PR
Chris Acyoli – Rio de Janeiro/RJ
Claudia Basseto – Botucatu/SP
Cris Marcos – São Paulo/SP
Danilo Batista – Botucatu/SP
Edson Raposeiro – São José do Rio Preto/SP
Erica Bruno – São Paulo/SP
Giselle Roncada – Suzano/SP
Iolanda Teixeira – Lisboa/Portugal
Jayme Guerra – Itabira/MG
Lara Chang Valente – Botucatu/SP
Licia Vallim – Ribeirão Preto/SP
Malu Ornelas – Botucatu/SP
Mazé Andrade – Recife/PE
Paulo Hardt – São Paulo/SP
Regiane Spolon – São José do Rio Preto/SP
Regina Garbellini – São José do Rio Preto/SP
René Agostinho – São Paulo/SP
Rodrigo Motta – São José do Rio Preto/SP
Tania Martins – São Paulo/SP
Thiago Prado – Rio De Janeiro/RJ
Vitória Barros – Marabá/PA
Yara Delafiori – Chavantes/SP
Compartilhe esta notícia