Mostra Cidade Cênica: Espetáculos finais reservam teatro, música e dança, de sábado até segunda    

Cultura
Mostra Cidade Cênica: Espetáculos finais reservam teatro, música e dança, de sábado até segunda     29 abril 2017

 

A Mostra Cidade Cênica está na sua reta final de apresentações que fecham o mês de eventos em comemoração ao aniversário de Botucatu. Este fim de semana, além do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), reservam espetáculos distintos, mas que mesclam teatralidade, música, movimento e muita interação com o público. Todas as atividades ocorrem no Cine Teatro Nelli [Rua General Telles, nº44 – Centro], com entrada franca.

Sábado

Neste sábado (29), a partir das 17 horas, a Cia. Beira Serra de Circo e Teatro apresenta Café com Arco. Ela conta a história de Januário, que é apaixonado por Sá Marica desde a infância e finalmente decide se declarar. Desencorajado, pede ajuda do público para fazer uma serenata. Nesse encontro, entre uma prosa e outra, lembram de histórias da infância, cantam, festejam e celebram o prazer de estarem juntos.Fernando Vasques e Mimi Tortorella dirigem e atuam na peça. A classificação é livre.

Ainda no sábado à noite, às 20 horas, é a vez do Anônimos da Arte apresentar o espetáculo Mono. Trata-se de um festival que enfatiza o movimento através do lúdico, com o uso de luz negra e máscaras, focado na cultura de rua, com números de Freestep, Tung, Cap Trick, Popping e Hip Hop, Freestyle, e alternando com cenas de teatro e números de um artista convidado. O público-alvo são crianças e jovens.

Domingo

No domingo (30) haverá duas sessões, às 16 e 17 horas, para a peça Organídes, do grupo Mayla-Lila, que conduz um jogo coreográfico entre luzes e cinco bailarinos que manipulam grandes bolhas plásticas infláveis e transparentes em meio ao público. A ambientação e concepção musical da obra são exclusivas e de autoria do músico turco Serhan Berberoglu, parceiro do grupo. As sessões são limitadas a participação de 50 pessoas, de todas as idades.

Também no domingo, às 20 horas, entra em cena o espetáculo Lapso. Trata-se de um solo de dança que apresenta uma metáfora sobre a passagem do indivíduo pelo tempo e suas percepções falíveis sobre ele. Um jogo coreográfico apoiado em conceitos da física sobre o ponto zero e a instabilidade, sugerindo diferentes dimensões. Síntese de movimentos em tentavas de mudança de direção. A encenação, aberta a crianças e adultos, é concebida e dirigida por Marília Coelho.

Segunda

Por fim, na segunda-feira (1º de maio), às 20 horas, a Mostra Cidade Cênica 162 se encerra  com o trio Co-Move, que apresenta Encontro em Bach. Um violoncelista executa ao vivo a Suíte de Bach. Um bboy contracenando com o músico, cria com seus movimentos virtuosos uma verdadeira incorporação da música tocada. A euritmista, extraindo o canto de sua dança de dentro da música tocada, acrescenta à atmosfera criada, um autêntico colorido musical. A peça é direcionada a jovens e adultos.

Sobre a Mostra Cênica 162

A Mostra Cidade Cênica, iniciada no dia 24 de abril, segue até o dia 1º de maio. Ela reúne mais de 60 artistas e uma centena de profissionais envolvidos (técnicos, diretores, assistentes, produtores, entre outros) envolvidos em 11 espetáculos, 12 cenas, uma oficina de intervenção, além de uma roda de bate papo sobre a história do teatro local [confira programação abaixo].

A idealização do movimento cênico em Botucatu efluiu da iniciativa chamada “Fórum de Artes Cênicas de Botucatu”, criado em janeiro de 2017. Este movimento independente busca promover a articulação dos profissionais de circo, dança e teatro em torno do que a classe artística espera das ações de Políticas Públicas direcionadas à cultura do Município.

A partir dos encontros periódicos do Fórum de Artes Cênicas que reúne artistas, núcleos, grupos, coletivos de circo, teatro e dança foram levantadas questões prioritárias sobre as quais foram aprofundadas em diálogo com a atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura.

“A Mostra Cidade Cênica 162 é fomento às artes cênicas em Botucatu e estímulo à economia da cultura. Com esta iniciativa o Município dá um passo na inserção do conceito Cidade Criativa”, enfatiza Val de Castro, membro integrante do Fórum de Artes Cênicas de Botucatu.

PROGRAMAÇÃO

Mostra Cidade Cênica 162

De 24 de abril a 1º de maio

Gênero: Mostra de circo, dança e teatro

Local: Cine Teatro Nelli – Rua General Telles [Praça XV de Novembro], nº44 – Centro

Entrada: Gratuita

Dia 29

Café com Arco

Cia. Beira Serra de Circo e Teatro

Horário: 17 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Mono

Anônimos da Arte

Horário: 20 horas

Público alvo: crianças e jovens

 

Dia 30

Organóides

Maya-Lila

Horários: 16 e 17 horas

Público alvo: crianças, jovens e adultos

 

Lapso

Marília Coelho

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

 

Dia 1º de maio

Encontro em Bach

Trio Co-Move

Horário: 20 horas

Público alvo: jovens e adultos

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento