A diretora de Patrimônio Artístico da Prefeitura de Botucatu, Cláudia Bassetto, recebeu na manhã da última terça-feira, 06, a visita da assistente técnica da Secretaria de Cultura, Thaís Romão, e da assistente de ações técnicas da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), Ana Carolina Xavier.
A visita faz parte do trabalho do Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP, que tem como objetivo avaliar e dar um parecer técnico sobre as condições dos museus do Estado de São Paulo.
“Nós efetuamos a inscrição do Museu de Arte Contemporânea ‘Itajahy Martins’ (MAC) no Cadastro Estadual de Museus para verificarmos os pontos que estamos acertando e o que ainda precisamos melhorar”, afirmou Cláudia.
O MAC está em funcionamento parcial no Fórum das Artes, anexo ao prédio da Pinacoteca. Após a conclusão das obras de reforma, o mesmo será instalado no térreo do edifício, com espaço para exposições e atividades educativas para adultos e crianças.
Para Thaís Romão, o museu possui um grau de conhecimento muito bom. “Nosso papel é dar suporte nos quesitos de infraestrutura e operacionalidade. Botucatu está se qualificando e esse cadastro vai ajudar a apontar o que precisa ser melhorado”, diz.
Instituto Brasileiro de Museus
Na próxima quinta-feira, 08, a Secretaria de Cultura receberá também a visita do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo, que fará uma visita técnica às instalações da Pinacoteca.
O IBRAM é o órgão responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor, como aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição, preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.
Compartilhe esta notícia