Luz no Câmpus apresenta “Do céu à Terra: algumas reflexões cósmicas”

No dia 29 de agosto, no Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”, às 18h, acontece mais uma edição do projeto Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer. A palestra “Do céu à Terra: algumas reflexões cósmicas” será proferida por Rodolfo Langhi, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru.

Ao contemplar a beleza de um céu estrelado desde os primórdios, a humanidade começou a levantar questões sobre a grandeza do universo, sua constituição e o papel do homem.

“A curiosidade inerente do ser humano até hoje o move a buscar por respostas que expliquem o que acontece no céu estrelado”, comenta o palestrante. “De fato, esta motivadora área das ciências provoca reflexões, contribui para a compreensão da natureza humana e desperta-nos para a responsabilidade e consciência planetária individual, enquanto um ser habitante do único corpo celeste conhecido que pode continuar nos abrigando vivos”.

Rodolfo Langhi é docente da Unesp desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da Unesp, cãmpus de Bauru.

É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Trabalha com as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física; Prática de Ensino de Física; Educação em Astronomia, entre outras.

O projeto Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sob a coordenação do professor Iraê Amaral Guerrini. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais. Serão fornecidos certificados de participação para quem solicitar.