A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Subsecretaria de Turismo, definiu as atrações e atividade que estarão sendo desenvolvidas na 14ª edição do Festival Nacional do Saci 2013, com data prevista para os 27, 28 e 29 de setembro no Largo da Catedral Metropolitana de Botucatu.
Segundo o assessor de turismo, Thiago Donini, cerca de 20 empresas estão envolvidas no projeto. Essas parcerias servirão para alavancar o festival e torná-lo ainda maior. Apostamos muito nesse evento, que possui caráter folclórico e popular e chegou a atrair mais de 30 mil pessoas no último ano, explica.
Nos três dias de festa o público que comparecer na Praça da Catedral terá uma gama diversificada de atividades, com praças de alimentação e comidas típicas, feira de artesanato, recreação e brinquedos, contação de causos, danças, entre outros atrativos.
No palco vários shows estão programados. Na sexta-feira (27) se apresenta a Banda ABR-3. No sábado (28) três shows estão programados: Rubens Brito, Michelle e Karoline e Kaka Kastelli. Fecham o Festival do Saci 2013, a dupla Ramiro Viola e Pardini e o Grupo Samba´n Soul.
Nosso intuito é buscar o envolvimento da população e que estes parceiros promovam junto com a Prefeitura o evento que se consolida cada vez mais no Município, frisa o subsecretario de Turismo, Fredi Wanderlei Pimentel. Além de fortalecer a cultura e o folclore local, a intenção é envolver a população botucatuense cada vez mais e também atrair pessoas de outros municípios o que irá gerar o aquecimento dos hotéis, bares e restaurantes, emenda.
A assessora de Turismo, Luciana Alho revela que o evento além de ser bastante diversificado, promete agitar as crianças da cidade. O Festival foi idealizado especialmente para elas (crianças), integrando música, dança e teatro, enumera, enfocando que o personagem folclórico representa a resistência da infância brasileira. O Saci é um mito do nosso País, ele muda o imaginário infantil e agrega também uma imagem importante como defensor da floresta, explica.
{n}O Festival{/n}
O Festival do Saci foi idealizado por um grupo de pessoas que fundaram a Associação Nacional dos Criadores de Sacis. Para esses criadores o folclórico personagem do Saci encontrou nas florestas de Botucatu o seu verdadeiro lar.
Imortalizado por esses moradores – que fazem questão de dizer aos visitantes que os criam, o personagem ganhou essa Associação, com sede no município, evidentemente com o intuito de fomentar o folclore. Por causa disso, a cidade passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.
A presença do Saci em Botucatu ganhou tal repercussão que foi feito uma reportagem sobre o assunto pela produção da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão sobre este personagem folclórico vagando pelas matas botucatuenses. Nessa reportagem exibida a nível nacional, muitas pessoas, conhecidas da sociedade botucatuense se manifestaram dizendo-se criadores de Saci.
Compartilhe esta notícia