Nesta quarta-feira, dia 24, os violeiros Osni Ribeiro e Rubens Brito promovem um encontro dos estilos paulista e mineiro de tocar viola caipira, com composições próprias e clássicos do cancioneiro popular brasileiro. O show, que tem entrada franca, faz parte do projeto Encontros Musicais, que promove apresentações mensais para a comunidade universitária e para o público em geral.
Osni Ribeiro é botucatuense e desenvolve seu trabalho musical valorizando suas raízes interioranas e a viola caipira. Tem mais de duas décadas de carreira e já se apresentou em diversos festivais de música pelo país e em programas de TV como o Viola, Minha Viola da TV Cultura.
Mineiro de Lavras, Rubens Brito foi criado na roça. Interessado pela música caipira desde a adolescência, aprendeu a tocar viola e hoje divide seu tempo entre os estudos na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, onde faz pós-graduação, e shows pela região de Botucatu.
Já na quinta-feira, dia 25, é a vez da apresentação da Orquestra Municipal de Violeiros de Torrinha. No repertório músicas folclóricas e de raiz e até músicas do repertório de cantores da MPB como Milton Nascimento, sempre interpretadas no estilo tradicional caipira. Com mais de 30 músicos participantes, a Orquestra é regida pelo violeiro e professor de viola Luís Marcelo Nave Sarti.
A apresentação da Orquestra Municipal de Violeiros de Torrinha faz parte da programação elaborada pela Biblioteca do Lageado para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
O projeto Lageado Cultural é uma iniciativa das Comissões de Atividades Culturais da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e conta com apoio da Prefeitura de Botucatu. Os shows são gratuitos e se iniciam a partir das 20 horas, no Auditório da fazenda Experimental Lageado.
Compartilhe esta notícia