Na última sexta-feira (26), o Instituto Jatobás, localizado na cidade de Pardinho, abriu chamado para empreendimentos ou ideias voltados para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e/ou econômico da região turística Polo Cuesta, sendo projetos que possuam origem e atuação nos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que tenham ideias ou projetos relacionados a pelo menos um dos temas a seguir: (1) tecnologia aplicada à sustentabilidade no campo, à agroindústria ou voltada ao desenvolvimento sustentável local e regional; (2) agroecologia; (3) economia criativa – atividades produtivas nas áreas de: música, artesanato, gastronomia, arquitetura, design, moda, teatro, dança, circo, literatura, audiovisual (vídeo, cinema, jogos), artes (desenho, pintura, grafitti, escultura, outros); (4) educação e/ou aprendizagem; (5) meio-ambiente (energia, água, resíduos, dentre outros); cidade (mobilidade, habitação, segurança, dentre outros).
Serão selecionados até 10 projetos – empresas ou ideias – que receberão:
- Apoio financeiro de R$2.000,00 por projeto, vinculadas à participação nos encontros;
- Desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais;
- Oficinas para a estruturação do projeto/negócio;
- Mentoria customizada por projeto;
- Facilitação de conexões com outras iniciativas e potenciais parceiros que compartilhem os mesmos interesse, além da possibilidade de apresentação para potenciais investidores.
- Prêmio de R$ 5.000 para os três melhores projetos ao final do processo.
Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível no link http://institutojatobas.org.br/realizacuesta/#formulario e responder às questões relativas ao projeto e enviar um vídeo de até 02 minutos contando o porquê o projeto deve ser selecionado.
O resultado do processo de seleção será informado por meio do site Realiza Cuesta (realizacuesta.institutojatobas.org.br) no dia 30 de agosto de 2019.
Mais detalhes sobre o processo podem ser conferidos no edital (http://institutojatobas.org.br/realizacuesta/#regulamento).
Sobre o realiza cuesta
Desenvolvido pelo Instituto Jatobás, o programa tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local da região turística Polo Cuesta. Para isso oferece uma jornada gratuita de quatro meses que inclui: metodologia para o desenvolvimento de competências socioemocionais, conhecimentos e práticas para o fortalecimento de negócios, conexão em rede de parcerias e apoio financeiro.
Sobre o instituto jatobás
O Instituto Jatobás tem como missão influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de caminhos coletivos solidários e sustentáveis. Tem como propósito a incorporação desses princípios nas práticas pessoais, organizacionais e comunitárias. O Instituto atua, desde 2005, nos municípios de Pardinho e de São Paulo, no Estado de São Paulo.
Compartilhe esta notícia