Grupo, que já se apresentou para mais de 250 mil pessoas no Brasil e exterior, chega a Botucatu com novo musical Festejo da Brincadeira para comemorar 20 anos
Sons, cores, jogos e uma atmosfera de muita alegria – essa é a proposta do “Festejo da Brincadeira”, novo musical do Grupo EMCANTAR, que realiza turnê inédita pelo interior de São Paulo, visitando as cidades de Franca, Botucatu e São José do Rio Preto.
A iniciativa marca o início das celebrações de 20 anos do EMCANTAR e mais de 3,5 mil pessoas são esperadas nos shows, todos gratuitos, que o Grupo realizará entre os dias 18 e 28 de outubro. Em Botucatu, serão dois espetáculos no dia 26 (quarta-feira), às 15h e 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
Dirigido pelo premiado dramaturgo carioca Ribamar Ribeiro, Festejo da Brincadeira tem como protagonistas quatro atrizes caracterizadas como bonecas, que se divertem ao longo de uma hora em jogos, anedotas e muita bagunça. Além das atrizes, são destaques o figurino, a iluminação e a banda de cordas, percussão e metais, a cargo de três multi-instrumentistas do EMCANTAR que interagem constantemente com as bonecas.
“A linguagem do espetáculo é moderna e acessível, buscando explorar as alegrias e sonhos, brincadeiras e a criança que há em cada um de nós”, comenta Maíra de Ávila, atriz e coordenadora de comunicação do grupo EMCANTAR, para quem espectadores de todas as idades, inclusive adultos, se divertem muito. “O misto de sensações que o espetáculo provoca é marcante. Os pequenos se divertem com as músicas, os jogos e todo o visual; já os mais crescidos têm a oportunidade de relembrar histórias do universo infantil”, acrescenta Maíra.
A turnê EMCANTAR – Circulação do Espetáculo Festejo da Brincadeira foi viabilizada por meio do Programa da Ação Cultural (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A produção é da Roda Cultura Produções. O patrocínio é do Instituto Algar.
Em Botucatu, conta com apoio da Secretaria da Educação do Município de Botucatu.
Sobre o Grupo EMCANTAR
O Grupo EMCANTAR faz parte da EMCANTAR Companhia Cultural, que nasceu em 1996, em Araguari (MG), a partir do encontro de jovens que se reuniram para cantar, e encantar.
Hoje, a EMCANTAR Cia. Cultural conta com mais de 20 artistas e educadores envolvidos em seus projetos, e atua em duas frentes: o próprio Grupo EMCANTAR, que produz espetáculos autorais e já se apresentou para centenas de milhares de pessoas no Brasil e no exterior; e o EMCANTAR Social, com iniciativas de desenvolvimento socioeducativo para crianças e adolescentes na Região de Araguari e Uberlândia – mais de 20 mil jovens já foram beneficiados.
O Grupo EMCANTAR coleciona cinco CDs e dois DVDs gravados, além de realizar oficinas e palestras em todo o país sobre técnicas e benefícios da música e arte no desenvolvimento humano.
Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São quatro programas sociais* que juntos chegam a 25 cidades, 102 escolas, 8020 alunos, 225 educadores e a participação voluntária de 1150 associados da Algar. (*Dados referentes a 2015).
Ficha técnica
Elenco e Vozes Ana Lopez, Ana Rabelo, Maíra Ávila e Viviane Rodrigues
Instrumentistas Ana Rabelo (percussão), Carlim Ribeiro (Violão, Baixo, Acordeon, Teclado e Voz), Ivan Ribeiro (Bateria e Percussão) e Carlos Júnior (Violão, Guitarra, Baixo, Flauta Transversa, Trompete, Tuba, Percussão e Voz)
Figurino Pablo Mendonça
Autoria Grupo EMCANTAR e Ribamar Ribeiro
Direção Geral, Roteiro e Iluminação Ribamar Ribeiro
Direção Musical Carlim Ribeiro
Direção Artística Marco Aurélio Querubim
Serviço
Grupo EMCANTAR – Espetáculo ‘Festejo da Brincadeira’Data: 26 de outubro (quarta-feira)
Horários: às 15h e às 20h30 Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
(Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu – SP)
Espetáculos gratuitos – para assistir, é necessário retirar ingressos na bilheteria 1h antes do início do espetáculo.
Compartilhe esta notícia