Grupo de dança de Botucatu participa de campeonato mundial no Panamá

Cultura
Grupo de dança de Botucatu participa de campeonato mundial no Panamá 09 setembro 2018
Foto reprodução TV Tem

Um grupo de dançarinos de Botucatu (SP), o Black Light, foi selecionado para representar o Brasil em um campeonato mundial de dança no Panamá, que será realizado no dia 15 de setembro. Os jovens têm se esforçado pra montar uma boa coreografia e também para conseguir pagar a viagem até a América Central.

Nos semáforos das ruas da cidade, se apresentam em apenas meio minuto e depois, recolhem alguns trocados dos motoristas. E, aos poucos, o cofrinho vai se enchendo.

Todas as moedas, logo serão suficientes para leva-los à competição “World of Dance” e os jovens serão os primeiros brasileiros a participar do evento. De acordo com Henrique Fagundes Alves, membro do grupo, a vaga abre espaço para o Brasil no mundo da dança internacional.

“Vamos representar não só Botucatu e o interior do estado de São Paulo, mas o Brasil inteiro”, comenta o dançarino.

O jovem explica que, para conseguir entrar na competição, o grupo participou de um processo seletivo. “Tivemos que enviar um vídeo de três minutos, sem corte e sem edição”, conta.

Para se preparar para o grande momento, o grupo ensaia duas vezes por semana no teatro municipal da cidade. Tudo para garantir a sincronia perfeita dos movimentos.

De acordo com o professor de dança João Victor Góes, a coreografia foi muito bem pensada para que possa explorar ao máximo as diferentes modalidades exigidas na competição.

“Nós pesquisamos os grupos que também estão participando, o que está sendo usado, tipos de passos e música. Na criação dos passos, tentamos explorar o máximo possível do hip hop, do estilo teatral, de efeito, que é mais dinâmico, de acrobacia também… Estamos tentando usar todos os estilos para ter um bom desempenho no campeonato.”, explica.

Dentre os critérios avaliados estão, sincronia, expressão corporal e facial, além da criatividade de coreografia. “Estamos tentando trabalhar ao máximo, mesmo com o pouco tempo que temos”, conta João Victor.

Os selecionados no Panamá terão uma vaga para a final do World of Dance, que será realizado em Los Angeles, em 2019. Para a representante feminina do grupo, Ana Fioretto, a ansiedade fica grande faltando poucos dias para a viagem.

“Eu tô muito nervosa. Minha primeira preocupação foi como eu deveria me portar em um país diferente, como eu devo falar com as pessoas… Mas estamos trabalhando duro na coreografia também, e acho que vai dar tudo certo”, diz.

Fonte: Portal G1/TV Tem

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento