Os integrantes do grupo “Aventureiros do Túnel” não se contentaram apenas com as caminhadas rotineiras pelos trilhos da estrada de ferro que corta Botucatu e produziram um documentário em vídeo. “Eu comecei a fazer caminhadas pelos túneis em 2009 e o grupo foi crescendo. Aí todo mundo vinha conversar comigo sobre isso e algumas pessoas passaram a me entregar fotos antigas e materiais sobre a estrada de ferro. Então, revolvi produzir esse documentário”, contou ao Acontece Botucatu, Antônio Carlos Santos, o “Nica”.
“Nica”, que já é bastante conhecido pelo museu ferroviário que mantém em sua casa, conseguiu a ajuda de companheiros de caminhada para realizar o projeto. Patrícia Shimabuku foi a responsável pela direção técnica do filme, que tem a duração de 50 minutos.
“Eu revisava tudo, via o que precisava melhorar. Era a diretora chata que pegava no pé para mudar uma letra, uma imagem”, brincou ela. Mas valeu a pena, já que o material que foi apresentado à convidados na segunda-feira, 11, no Cine Nelli, ficou muito bom. A apresentação é recheada de fotos antigas e se completa com depoimentos de um personagem, conhecido como “Tonho do Rolo”, que trabalhou efetivamente na construção dos túneis.
Interessante é que os idealizadores não tem experiência alguma com a produção de vídeo. “Foi tudo na raça, só o operador do “drone” que entende de filmagem. Nós somos leigos, mas fomos motivados pela paixão de produzir esse material”, completou “Nica”.
Trabalharam no projeto, além de “Nica” e Patrícia, os locutores Jean Martins e Vanessa Trovão, Valdemar Bicudo na captação de imagens e Felipe Pereira na operação do “drone”. No dia 13, quarta-feira, haverá uma apresentação aberta ao público, às 20 horas. A entrada é de graça.
Compartilhe esta notícia