Está tudo definido para que a TV Gazeta, controlada pela Fundação Casper Líbero, finalmente, possa ser sintonizada em Botucatu, em sinal aberto pelo canal 58 UHF. Nesta quarta-feira o setor de engenharia da empresa esteve na torre do Jardim Paraíso acertando os últimos detalhes e fazendo a colocação dos aparelhos que irão gerar as imagens. A previsão é que a TV Gazeta entre no ar em Botucatu na tarde desta quinta-feira.
A Gazeta estava para entrar no ar em Botucatu desde o ano 2000, mas agora está tudo certo e ela poderá ser sintonizada pelos telespectadores em sinal aberto. É mais uma opção para os telespectadores da cidade de Botucatu, salientou Ilson Tavares, responsável pela operação e manutenção geral da Torre de TV.
A instalação de todo equipamento para retransmissão foi iniciada durante esta quarta-feira, incluindo antena de transmissão, slot, 100 metros de cabo, parabólica de recepção, receptor digital e transmissor. A equipe técnica da emissora chefiada pelo engenheiro Luciano Martins está em Botucatu executando o processo de instalação que, deve terminar na tarde desta quinta-feira.
A instalação da TV Gazeta não irá gerar custos para o município e a participação da prefeitura foi ceder o espaço junto ? torre de televisão, no Jardim Paraíso. A atual administração resolveu atender um pedido antigo da população. Toda a manutenção será feita pela própria emissora, sem ônus para o município, colocou Tavares.
Para o engenheiro Luciano Martins, com a chegada da Gazeta aos lares dos botucatuenses em sinal aberto a população poderá contar com uma gama diversificada de atrações, 24 horas por dia.
A Gazeta tem uma variedade muito grande de programas para os mais variados tipos de gostos. Tenho a certeza de que a população daqui (de Botucatu) irá apreciar tudo que a Gazeta tem a oferecer de entretenimento, previu Martins, complementando: A grade de programação da TV Gazeta é bastante eclética, com destaque para o jornalismo, esportes e programas de variedades.
{n}Um pouco da história{/n}
A inauguração da TV Gazeta foi incluída nas festividades de aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1970. A emissora foi pioneira na retransmissão em cores ao importar equipamentos para exibir a primeira programação colorida para todo o Brasil: o 1º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, naquele mesmo ano.
Desde então, a Fundação Cásper Líbero, que mantém a emissora, tem trabalhado para a expansão da emissora. Em 1996, iniciou uma atualização tecnológica com investimentos em equipamentos de última geração. O resultado foi o aperfeiçoamento dos trabalhos de gravação e geração de imagens.
Com alcance de 100 km, os sinais em VHF atingem os municípios da Grande São Paulo e, através de repetidoras em UHF, chegam ? região do Vale do Paraíba e cidades como São Carlos, Sorocaba, Rio Claro, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Araras, além de várias capitais e cidades brasileiras, como Cuiabá, Florianópolis e Recife, entre outras.
O sinal da Gazeta também está disponível via satélite, possibilitando sua captação através de através de parabólicas em todo o território nacional. Já no século XXI, a modernização continuou com a implantação do sistema de TV Digital e HDTV.
Foto: Fernando Ribeiro
Compartilhe esta notícia