O escritor Francisco Marins uma das maiores expressões literárias do Brasil e que já vendeu mais de cinco milhões de livros, traduzidos em quinze idiomas, lançou a sua mais recente obra: Do Berrante ao Apito – e outros recontos. Nesse livro de 190 páginas, Marins faz um criativo apanhado de contos e recontos com mesma criatividade que sempre norteou suas obras, misturando personagens criados pela sua imaginação, com o folclore popular.
O escritor conta que sua idéia inicial desse livro era incluir apenas contos inéditos, mas depois de montado o volume achou-o magro, fininho e raquítico e seguindo o conselho de um amigo editor que disse: Os livros bons, para atrair, devem ficar em pé, topou engordar o livro com estórias das séries de juventude, certo de que, num provável exame crítico haveria desigualdade na seleção de tratamento literários dos temas para jovens e adultos.
Mesmo com essas discrepâncias optei por reuni-los para que não ficassem dispersos. Assim reunidos os contemporâneos, os antigos, os quase já esquecidos formam o livro gordinho, que pára em pé, obediente a recomendação do meu amigo e saudoso editor, explica Marins.
Fazem parte do livro: Do Berrante ao Apito; Em Busca da Flor Roxa; A Lenda da Serra dos Martírios, O Rio não dava Passagem, Iota Mina – o franguinho perneta; A Árvore e a Ave; A Terra dos Índios; Deu Zebra; O Estranho Caso do Peixe-Boi; A Passeata do Silêncio; A Onça e as Capivaras; e O Boato.
Compartilhe esta notícia