Festival do Saci agita a Cidade neste final de semana

Cultura
Festival do Saci agita a Cidade neste final de semana 21 outubro 2011

Começou na sexta-feira (21) e se encerra no domingo (23) a 11ª edição do Festival Nacional do Saci, promovido pela Subsecretaria do Turismo da Prefeitura Municipal, no Espaço Cultural “Dr. Antônio Gabriel Marão”, localizado na Avenida Dom Lúcio, 755, região central da cidade. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, ? s 19 horas. Nos demais dias as atrações estarão ? disposição do público das 10 ? s 22 horas.

De acordo com a assessora de Turismo, Luciana Alho, entre as atrações estão culinária típica do saci, jogos interativos, artesanato, apresentações musicais, artísticas e culturais. “Nosso intuito é retomar a festa e buscar o envolvimento da população”, comentou a assessora. “Além disso, todos os bares e restaurantes associados ao Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SINHORES) receberão toucas do Saci para usar na semana do festival e toalhas americanas com informações sobre o saci”, acrescentou Luciana Alho.

O subsecretário de Turismo, professor Fredi Vanderlei Pimentel revela que o evento além de ser bastante diversificado, promete agitar as crianças da cidade. “O Festival foi idealizado especialmente para elas (crianças), integrando música, dança e teatro”, enumera o subsecretário.

Pimentel enfoca que o personagem folclórico foi escolhido como símbolo do evento porque representa a resistência da infância brasileira. “O Saci é um mito do nosso País, ele muda o imaginário infantil e agrega também uma imagem importante como defensor da floresta”, explica.

Mônica Simões, uma das idealizadoras do Festival lembra que além das atrações artísticas o Saci traz ainda oficinas culturais, orientadas por artistas e monitores, além de uma Mostra de Cinema Infantil, com 18 títulos. “As crianças também poderão utilizar computadores disponíveis para jogos e outras atividades lúdicas”, diz Mônica.

{n}Saci de Botucatu{/n}

O Festival do Saci foi idealizado por um grupo de pessoas que fundaram a Associação Nacional dos Criadores de Sacis. Para esses “criadores” o folclórico personagem do Saci encontrou nas florestas de Botucatu o seu verdadeiro lar.

Imortalizado por esses moradores – que fazem questão de dizer aos visitantes que os criam, o personagem ganhou essa Associação, com sede no município, evidentemente com o intuito de fomentar o folclore. Por causa disso, a cidade passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.

A “presença” do Saci em Botucatu ganhou tal repercussão que foi feito uma reportagem sobre o assunto pela produção da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão sobre este personagem folclórico vagando pelas matas botucatuenses. Nessa reportagem exibida a nível nacional, muitas pessoas, conhecidas da sociedade botucatuense se manifestaram dizendo-se criadores de Saci.

Fotos: Valéria Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento