Terminou no último domingo (29), em Botucatu, o Festival de Inverno 2012, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Foram três semanas repletas de atrações gratuitas de música, teatro, dança e circo que agitaram o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci neste mês de julho. O evento contou com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura, e do Circuito Cultural Sesi 2012
Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram os espetáculos. Destaque para o show do Soundtrackers, o mais aguardado do evento, que contou com equipamentos multimídia, telões que passaram trechos de filmes, e figurinos caprichados que fizeram homenagem a uma variada gama de trilhas famosas. A apresentação animou aproximadamente 600 pessoas.
Outra atração que atraiu grande público foi a peça teatral Mulheres Líquidas, dirigida pela botucatuense Flávia Hiroki, que proporcionou a mais de 400 pessoas várias reflexões sobre a vida moderna por meio de um texto baseado nas ideias do filósofo Zigmunt Bauman.
{n}Modernização {/n}
O grande marco desta edição do Festival de Inverno foi a modernização do Teatro Municipal, que adquiriu neste mês de julho o novo equipamento de iluminação cênica digital. Ao todo foram investidos R$ 25 mil em quatro dimmers e uma mesa digital.
Vale ressaltar que o teatro conta com a aparelhagem de som digital desde o ano passado. O administrador do teatro, Tico Vilela, lembra que essas foram as primeiras modernizações realizadas na casa desde quando ela foi inaugurada, em 1996.
Segundo o assessor de ação cultural, Daniel dos Santos, o festival atingiu, mais uma vez, seu objetivo de democratizar a cultura, levando espetáculos de diferentes gêneros ? população de forma gratuita.
Mais uma vez a população aderiu ao festival e compareceu ? s apresentações. Estamos felizes por ter proporcionado ao Município mais uma série de encontros com a arte. Foram 15 apresentações bastante diversificadas e para cada área tivemos o prazer de contar com a participação de um grupo botucatuense, mostrando que aqui o fazer artístico também vem ganhando força. Esperamos que em 2013 a população tenha mais um grande Festival de Inverno para esquentar o mês de julho, comentou.
Fotos: Rose Machado
Compartilhe esta notícia