Entre os dias 12 a 19 de julho, a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o tradicional Festival de Inverno 2012. O evento contempla a população botucatuense com diversas atrações gratuitas de teatro, música, dança e circo. Os ingressos devem ser retirados com um dia de antecedência aos espetáculos na bilheteria do teatro, sendo restritos a dois por pessoa.
As apresentações acontecem no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci a partir do dia 12 de julho e seguem até o dia 29 do mesmo mês. De quarta a sábado, as atrações serão ? s 20h30, e aos domingos, ? s 19 horas.
No dia 12 de julho, a partir das 13h30, na Praça Emilio Pedutti (Praça do Bosque), será feita uma apresentação promocional do Festival de Inverno com o grupo de sopros Centopeia.
Esse ano, o festival conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAc) e do Circuito Cultural Sesi 2012. Segundo o assessor de ação cultural, Daniel dos Santos, o evento cresce a cada edição, abrindo espaço para apresentações diversificadas e de qualidade.
O evento traz uma diversidade de apresentações para a população, que terá acesso gratuito a essas manifestações culturais. Esse ano nós teremos dois grandes diferenciais. Um deles é a Ópera La Traviata, um espetáculo procurado por diversas cidades da região. O outro se trata do SoundTrackers, os tocadores de trilhas, que foram um sucesso na Virada Cultural em Botucatu no ultimo ano, comenta.
O secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, ressalta que o festival acontecerá com um baixo custo. É interessante citar que quase todas as apresentações virão para Botucatu mediante parcerias, ou com o ProAc e o Sesi, ou mesmo com programas da Prefeitura. Somente dois espetáculos foram contratados. Esse fator diminui bastante o custo que a secretaria terá com o evento, explica.
{n}Nova iluminação{/n}
O Festival de Inverno 2012 também reserva novidades tecnológicas no Teatro Municipal, que acaba de adquirir um equipamento de iluminação cênica digital. Ao todo foram investidos R$ 25 mil em quatro dimmers e uma mesa digital.
Vale ressaltar que o teatro conta com a aparelhagem de som digital desde o ano passado. O administrador do teatro, Tico Vilela, lembra que essas foram as primeiras modernizações realizadas na casa desde que ela foi inaugurada, em 1996.
{n}Programação do Festival{/n}
Dia 12 (Quinta-feira)
Grupo Centopéia
Apresentação de rua
Local: Praça Emilio Pedutti (Praça do Bosque)
Horário: 13h30
Dia 12 (Quinta-feira)
Angelino Da Raiz À Vanguarda
Projeto selecionado pelo Edital de Montagem de Espetáculos do PIPA 2011
Horário: 20h30
Dia 13 (Sexta-feira)
Oficina da Dança
Horário: 20h30
Dia 14 (Sábado)
Produto Perecível Laico com Cia. Borelli de Dança
Horário: 20h30
Dia 15 (Domingo)
Camerata Darcos
Horário: 19 horas
Dia 18 (Quarta-feira)
Orquestra de Câmara Aécio Salvador
Horário: 20h30
Dia 19 (Quinta-feira)
Mulheres Líquidas com direção de Flávia Hiroki
Horário: 20h30
Dia 20 (Sexta-feira)
Fábio Leal Quarteto
Horário: 20h30
Dia 21 (Sábado)
Circuito Sesi apresenta A Farsa do Mestre Pathelin, com Dionisios Teatro
Horário: 20h30
Dia 22 (Domingo)
Circuito Sesi apresenta A Bruxa Malabé, com Cornucópia Cia. de Teatro
Peça Infantil
Horário: 16 horas
Dia 25 (Quarta-feira)
Coral Municipal e outros
Horário: 20h30
Dia 26 (Quinta-feira)
The SoundTrackers Os Tocadores de Trilhas
Horário: 20h30
Dia 27 (Sexta-feira)
Ópera La Traviata
Horário: 20h30
Dia 28 (Sábado)
Duo Calavento – Violão & Violino com Diogo Carvalho & Leonardo Padovan
Horário: 20h30
Dia 29 (Domingo)
Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu
Horário: 19 horas.