Um grande número de pessoas compareceu no ginásio da Associação Atlética Ferroviária (AAF) na noite desta segunda-feira (12) para prestigiar a abertura oficial da Feira do Livro 2011, evento que se prolonga até dia 18 de setembro, com entrada franca e livros sendo vendidos a partir de R$ 1. A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Sociedade Amigos das Bibliotecas (SABEP) e da Secretaria Municipal de Cultura.
O momento marcante que chamou a atenção das crianças foi a presença dos personagens da Turma da Mônica (Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica) criados pelo desenhista Maurício de Sousa, que esteve visitando a feira na tarde desta terça-feira e criou um gibi sobre a Cidade. Neste gibi que está sendo entregue a todos os alunos da rede municipal, os personagens da Turma da Mônica mostram de forma divertida e pedagógica um pouco da história da Cidade.
A expectativa da Secretaria de Educação é que este ano, a feira receba um número ainda maior de visitantes, oferecendo atrações artísticas, ampla praça de alimentação, diversidade de livreiros e parcerias com entidades e projetos sociais.
Outra inovação para os alunos da rede é a implantação do cheque-leitura, que consiste em distribuir vale livros que poderão ser trocados por diversos títulos, nos estandes dos livreiros, visando ? aproximação e familiarização dos estudantes com os livros desde cedo, livros estes que muitos deles não teriam a oportunidade de adquirir de outra maneira. Os recursos investidos no Projeto Cheque Leitura são captados pela Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Emílio Peduti (SABEP), por meio de doações de colaboradores.
O objetivo da feira é aproximar o público dos livros e, conseqüentemente, do conhecimento amplo que eles proporcionam, se consolidando no calendário municipal de eventos, ressalta Darcila Bozoni, bibliotecária da SME e sua equipe de Agentes de Atividades Escolares, responsáveis pela organização do evento.
O secretário de Educação Narcizo Minetto Júnior que abriu, oficialmente, o evento diz que este ano não foi medido esforços para a realização do evento. Acreditamos que o contato com os livros, autores e um ambiente leitor motivador faz com que as crianças tenham prazer em ler e se tornem futuros leitores, elevando nossa cidade ao título de Botucatu: uma cidade de leitores, prega Minetto. A feira é um evento cultural e educacional aberta para os alunos da rede municipal, estadual, particular e toda comunidade de Botucatu e região, complementou o secretário.
Fotos: David Devidé / Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia