Em noite de muitas emoções, escritor de 14 anos lança livro de crônicas em Botucatu

Fotos Acontece Botucatu 

Vocação: Com apenas 14 anos, Rafael Soares lança livro de crônicas em Botucatu

Uma noite agradável com grandes emoções. Assim foi o lançamento do livro “As Crônicas de Álvaro”, tendo como autor o estudante Rafael Soares de Oliveira Lima, de apenas 14 anos. O evento O evento ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 09, na livraria Empório Cultural, que fica no Shopping Botucatu.

O livro tem uma história curiosa e ganhou o título para homenagear o professor Álvaro Martins Alves. Mas engana-se que a inspiração para o livro seja um professor de Português, Literatura ou História. Álvaro dá aulas de Matemática e é conhecido por sua irreverência para ensinar.

Rafael, ao lado do pai, mãe com a presença do Professor Álvaro

Aluno do Liceu Anglo de Botucatu, R. Soares se encantou pelos métodos do professor, que ensina Matemática aos seus alunos contando histórias, inserindo personagens e fazendo com que suas aulas sejam interpretadas de uma maneira menos convencional, ou seja, mais divertida para uma disciplina geralmente séria e inflexível.

A partir daí, o autor resolveu dar asas à imaginação e se inspirando no carismático professor, escreveu suas crônicas. Incentivado pela mãe, a mineira Almicea Aparecida Soares de Oliveira Lima, levou seu trabalho para a Professora Carmem Lúcia, membro da Academia Botucatuense de Letras (ABL), que de imediato reconheceu o potencial do material, aprovou a publicação e os instruiu quanto aos trâmites para o registro da obra.

Desde cedo apaixonado por contos e romances, Rafael também escreve poemas e textos em seu blog “Soares dos Mares”. Comprometido, o jovem escritor não visa ganhos monetários com a obra, mas sim trilhar um caminho que escolheu em sua vida.

“Ele tem vocação, quer prestar vestibular para Letras. É um jovem educado, simples, humilde e que merece tudo de bom. Não queremos nenhum retorno financeiro com a obra, mas sim incentivá-lo. Demos total apoio para ele escrever e o que vier vamos aceitar, pois Deus está no comando”, disse a mãe, que é Pedagoga.

A Livraria Empório Cultural ficou lotada e a fila para ganhar uma dedicatória ou mesmo para aquele abraço gostoso era disputada. Amigos, colegas de escola, professores e admiradores de seu trabalho estavam presentes no Shopping Botucatu.

Livraria Empório Cultural ficou lotada nesta sexta-feira, 09

“É uma mistura de todos os sentimentos, pois ao mesmo tempo que estou nervoso e ansioso, também estou muito feliz com tudo”, disse Rafael ao Acontece Botucatu.

Rafael Soares desde cedo demostrou empenho na escola e há 2 anos recebeu um prêmio de destaque por seu desempenho no Colégio Liceu Anglo. Com outras duas publicações já engatilhadas, ele demostra todo carinho com quem mais esteve ao seu lado.

“Minha mãe me concedeu tudo isso. Desde o começou quando comecei a escrever, ela que mais me apoiou em tudo”, disse o jovem escritor que também estava acompanhado do pai, Luciano Eugênio de Oliveira Lima.

“Quero agradecer o carinho de todos. Foram muitas pessoas de Minas, da Bahia, aqui de Botucatu e muitos outros locais onde as pessoas ficavam sabendo dessa obra e demostravam todo o carinho. Quero agradecer imensamente todos os amigos presentes e não presentes aqui. Espero que essa vocação dele seja um incentivo para os outros jovens”, expressou a mãe Almicea Aparecida Soares de Oliveira Lima.

A obra “As Crônicas de Álvaro” será distribuída pelas livrarias Empório Cultural, sendo que a família já está conversando também com outras livrarias. Em breve o livro será encaminhado para Editoras do país.