Direção no Audiovisual é o tema do próximo Encontro do projeto OFICINE-SE, no Cine Janelas Botucatu

Nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de agosto, o Cine Janelas de Botucatu recebe o 5° Encontro OFICINE-SE, desta vez com o diretor de Cinema e Teatro Cristiano Burlan. Este é o penúltimo Encontro sobre diversas áreas e temáticas do Audiovisual realizado pelo OFICINE-SE em 2018.

Cristiano Burlan já dirigiu mais de 15 longas-metragens, entre ficções e documentários, com diversos trabalhos premiados em festivais como É Tudo Verdade, Sesc Melhores Filmes e Festival de Brasília. Para Burlan, a falta de recursos financeiros está ligada ao resultado estético, um dos temas que serão abordados pelo convidado é a produção de “filmes baratos, urgentes e sem apoios institucionais”.

Na sexta-feira, a partir das 18h, começa o Encontro coma exibição do filme “Estopô Balaio”, dirigido por Cristiano, sobre o grupo teatral que há cinco anos desenvolve um processo artístico a partir das experiências dos moradores do Jardim Romano, bairro localizado na periferia de São Paulo, com as águas das enchentes que assolaram suas vidas durante dez anos.

No sábado, mais cedo, a partir das 10h, através da perspectiva independente, Burlan propõe uma reflexão sobre os meios e modos de realização do cinema, além da democratização do audiovisual a partir do formato digital. “O cinema como meio de expressão é uma arte embrionária, contando com pouco mais de cem anos de história. As possibilidades técnicas e estilísticas são inúmeras e muitos os caminhos a se percorrer. No século XX, o cinema passou por várias transformações e revoluções que estimularam o surgimento de movimentos que reinventaram a forma e o fazer cinematográfico. Essas mudanças não foram somente estéticas, elas estavam diretamente  ligadas  aos  meios  de  produção  e  ao  advento  de  novas  tecnologias”, destaca o convidado na proposta de sua Oficina para o OFICINE-SE.

O projeto OFICINE-SE é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e NADA Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Quiprocó Bar.

Encontro OFICINE-SE – Direção no Audiovisual

Convidado: Cristiano Burlan

Local: Cine Janelas – Espaço Cultural de Botucatu – Av. Dom Lúcio, n° 755

Sexta-feira (3), a partir das 18h, e sábado (4), a partir das 10h