A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá neste sábado (27), às 10 horas, a reabertura do Museu Histórico e Pedagógico – “Francisco Blasi”, instalado dentro do Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”. O evento marcará o início das exposições “Histórias a Respeitar” e “Gabinete de Curiosidades”, ambas compostas por objetos e documentos do museu.
Como as exposições também fazem parte da programação da Virada Cultural Paulista e da 15ª Semana Nacional dos Museus em Botucatu, o Museu Histórico funcionará neste fim de semana em um horário especial: no sábado, das 10 às 22 horas; e no domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.
O MuHP, que está sem atividades de exposições desde 2001, atualmente possui oficialmente um acervo com 13.867 peças, composto por: objetos, jornais, revistas, documentos, discos, filmes, moedas, cédulas e fotografias. A oficialização da doação dos bens do Museu, do Estado ao Município, ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal, em 2016.
Histórias a Respeitar
O MuHP, em sua reabertura, apresenta à população a exposição de documentos históricos que denominam ruas, praças e escolas de Botucatu com nomes de mulheres. A exposição propõe aos visitantes diversas reflexões sobre a história da Cidade e a sua própria história.
Por meio de uma “interatividade analógica”, visitantes terão a oportunidade de registrar suas histórias, lembranças, apontamentos, reflexões e impressões utilizando uma máquina de escrever do próprio acervo do MuHP, restaurada para esse fim. A trilha sonora, em discos de vinil que também fazem parte do acervo, é escolhida pelos(as) visitantes.
Gabinete de Curiosidades
O Museu Histórico e Pedagógico conta a história de Botucatu e tantas outras por meio de seu acervo. Muitas pessoas lembram do Museu Histórico quando de sua localização na Rua João Passos, na Rua Costa Leite, no saguão do Teatro Municipal e na Rua Monsenhor Ferrari, quando ocorreu sua última exposição, em 1991.
Nos moldes de suas estruturas expositivas originais, com uma repaginação cuidadosa para que a memória do antigo museu seja revivida, apresenta-se a exposição “Gabinete de Curiosidades – Acervo do MuHP”.
Sobre o museu
Trata-se de um museu estadual, criado em 1963, com o nome de Museu Histórico e Pedagógico “Padre Vicente Pires da Mota”. Apenas em dezembro de 1989 o nome foi alterado para Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, engenheiro entusiasta do museu e doador das primeiras peças de seu acervo.
O museu, depois de passar por inúmeros prédios alugados na Cidade, foi fechado em 2001. Atualmente, o acervo, que conta com mais de 13 mil objetos variados como documentos, fotos e jornais. Tudo agora acondicionado no Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”. Todas as peças foram higienizadas, recuperadas e inventariadas.
Serviço
Secretaria Municipal de Cultura
Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
(14) 3882-0133 / 3882-1489
Compartilhe esta notícia