A Secretaria Municipal de Cultura realizará, nos dias 10 e 11 de maio, a Mostra de Cinema Nilson Villas Bôas Bhig Filmes. O evento, com entrada franca ao público, apresentará seis curtas e um documentário do cinesta que nasceu em Bauru e viveu toda a sua infância e adolescência em Botucatu. As obras foram premiadas em festivais nacionais e internacionais.
Na sexta-feira (10), ? s 20 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci serão exibidos os curtas A Mulher do Atirador de Facas, Frio na Barriga, Silvio Pléticos, um Artista em Construção, Palavra a Palavra, Caro Mr. Muller e Semente Japonesa. Em seguida, o cineasta estará ? disposição do público para conversar sobre sua carreira e detalhes que envolveram as produções.
No sábado (11), ? s 20 horas, no Centro Cultural de Botucatu, em parceria com o Cine Clube Ybitu Katu, serão exibidos os curtas A Mulher do Atirador de Facas e Frio na Barriga, além do documentário O Último Kuarup Branco (foto), menção honrosa no III Docs-DF / México, com o qual Villas Bôas conquistou importantes parcerias internacionais para distribuição e co-produção de filmes.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, o cineasta botucatuense Reinaldo Volpato foi o responsável pela aproximação de Viilas Bôas com a Secretaria de Cultura para a realização da mostra. De fato foi o Reinaldo fez essa ponte, permitindo que trouxéssemos o Bhig pela primeira vez de volta ? cidade onde estudou, cresceu e foi criado. Muitos nem sabiam que ele havia seguido a carreira de cineasta e agora terão a chance de ter contato com sua obra, declara.
Villas Bôas confirma a participação decisiva de Volpato para seu retorno a Botucatu. O Reinaldo Volpato foi meu melhor amigo da adolescência. Depois de passar sete anos na Unicamp tentando me adaptar a um curso na área das ciências exatas, influenciado pelo amigo, que já estava se formando em cinema pela USP, acabei virando um cineasta empírico e autodidata. E foi ele quem me abriu as portas para este retorno tão cheio de emoções e significados ? minha amada Botucatu, afirma.
{n}Biografia {/n}
Nilson Villas Bôas (Bhig) nasceu em Bauru (SP) em 1952, viveu toda a sua infância e adolescência em Botucatu (SP). Em 1970 ingressou na UNICAMP na área de Ciências Exatas. No final dos anos 70, teve os primeiros contatos com o Cinema. Fez parte da Gira Filmes onde realizou seus primeiros curtas. Trabalhou com vários diretores de São Paulo e Rio de Janeiro até se dedicar exclusivamente a projetos de sua autoria.
No final da década e 80 dirigiu os curtas Frio na Barriga (melhor filme no RioCine Festival 1988) e A Mulher do Atirador de Facas, com o qual ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Gramados (1989) e melhor filme no Festival de Havana, Cuba (1990) além de vários outros prêmios técnicos.
Em 1990 começou atuar também no mercado publicitário onde dirigiu mais de 700 filmes e vídeos comerciais e empresariais. Em 2004 fixou-se em Santa Catarina onde desenvolveu na SETCOM, sua atual produtora, séries documentais e programas para a RBS-TV (Globo-SC) e outras redes locais. Dirigiu o programa Conexão XXI e as séries Santa Catarina História & Evolução, Caro Mr. Muller…, Os Monges e o exército Encantado, Semente Japonesa, O Colecionador de Insetos, As Borboletas do Imperador, Palavra a Palavra, Meyer Filho O Marciano da Ilha, Zininho O Tal Poeta, Franklin Cascaes Histórias do Mestre Cascaes, Silvio Pléticos Um artista em Construção, Cruz e Sousa O Poeta Assinalado, Festas de Outubro e Essa Gente Navegante. Realizou também os filmes “Yã Katu” e O Último Kuarup Branco (menção honrosa no III Docs-DF / México) com o qual conquistou importantes parcerias internacionais para distribuição e co-produção de filmes.
Atualmente está preparando para exibição em TV a produção dos documentários “Freeway” e “Navega Brasil”, as séries documentais “Roteiros da Imigração de Santa Catarina” e “Sabores & Sotaques” e a série ficcional “O Segredo das Sombras”. Para cinema desenvolve os longas “Santos Roubados” e “R_Evolution”.
Como técnico, trabalhou em filmes de diretores como João Batista de Andrade, Denoy de Oliveira, Joaquim Pedro de Andrade, Chico Botelho, Augusto Sevá, André Klotzel, Reinaldo Volpato e outros.
Foi Presidente da ABD-SP nos anos 1985/86 e Membro do Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema nos anos 2010/2011. Atualmente é Diretor da APBA Associação das Produtoras Brasileiras do Audiovisual e Vice-Presidente do Santacine Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina.
{n}Curtas{/n}
A Mulher do Atirador de Facas
Sinopse O amor é uma faca afiada, que fere, corta, zune veloz com o rumo nem sempre preciso.
Ficção
Elenco – Nei Latorraca e Carla Camurati
Duração 10
Formato 35 mm
Melhor Direção, Atriz e Música Original XVII Festival de Gramado
Melhor Direção de Arte – RioCine Festival (1989)
Melhor Filme Festival de Havana (1989)
Melhor Filme e Roteiro na Jornada do Maranhão (1989)
Frio na Barriga
Sinopse – Uma fantasia urbana onde os movimentos de um bailarino e de uma mímica se procuram obssessivamente pela noite da cidade.
Ficção
Elenco – Ismael Ivo e Marina Mesquita
Duração 10
Formato 35 mm
Melhor Filme no RioCine Festival (1989)
Troféu Macunaíma – Concedido pela Federação Nacional de Cineclubes no RioCine Festival (1989)
Silvio Pléticos, Um artista em Construção
Sinopse – A vida e obra de Silvio Pléticos, o mais completo artista plástico catarinense. Nascido na antiga Yugoslávia, adotou Santa Catarina como sua terra onde viveu a maior parte de sua vida e criou praticamente toda a sua obra.
Documentário
Duração 15
Formato HD
2010
Palavra a Palavra
Sinopse A vida e a obra de Lindolf Bell, o idealizador da catequese poética, um movimento que levou poesia para as ruas nos anos da ditadura. Realizou dezenas de projetos em nome de alimentos para a alma humana. Colocou poesias em camisetas, em garrafas lançadas ao rio, em postais, painéis, em livros e praças, tudo com a mesma naturalidade de quem está espalhando emoção.
Menor do que o meu sonho não posso ser, dizia o poeta maior e mais constante da história da literatura catarinense.
Documentário
Duração 15
Formato HD
2009
Caro Mr. Muller…
Sinopse – Caro Mr. Müller… Documentário sobre a fascinante história do imigrante alemão que veio para o Brasil em 1854, se correspondeu com Charles Darwin por 16 anos, e se tornou o maior naturalista brasileiro do século XIX e um dos maiores do mundo, ao comprovar a Teoria da Evolução das Espécies nas matas de Santa Catarina.
Documentário
Tempo 02 capítulos de 15
2006
Semente Japonesa
Snopse Em 1945, duas rosas tristes são plantadas na terra do sol nascente. As bombas de Hiroshima e Nagasaqui mudam para sempre a face e solo do Japão. E lançam as sementes do seu povo por outras terras do planeta. Em 1963, no solo catarinense, uma semente inesperada da rosa de Nagasaqui é semeada e gera vida: a cultura japonesa se estabelece em Frei Rogério, SC, e é cultivada em suas diversas manifestações e costumes tradicionais, como as práticas do Aikido, Bonsai, Origami, Shodô, Taiko e Cerimônia do Chá. Ali, o Sr. Kazumi Ogawa sobrevivente da rosa mortal em Nagasaki plantou uma semente de vida, a da pêra asiática, celebrada junto aos demais frutos preciosos da região na festa da primavera no Parque Sakura. É o período de floração dos pomares e do culto ? Paz.
Documentário
Tempo 02 capítulos de 15
2008
O Último Kuarup Branco
Sinopse – O Último Kuarup Branco é uma viagem onírica de contato, imersa em um ambiente visual que evoca os estados alterados de consciência nos misteriosos rituais indígenas do Xingu. Percebemos, com horror, que além de destruir a nós mesmos numa espécie de insanidade coletiva, nossa civilização destrói também esses povos ancestrais, que vivem sob um sofisticado sistema de respeito aos ciclos naturais e humanos. E recebemos uma mensagem da velha índia Ayré, da nação Ikpeng: Não nos matem. É como uma advertência do próprio coração humano que diz: não esqueçam a humanidade que habita em vocês.
Documentário
Duração 52 (ou versão com 72)
Formato HD
Menção Honrosa no IV DOCs DF México (2008)