Após os quatro dias de folia, a Secretaria Municipal de Cultura ainda comemora a repercussão positiva do carnaval em Botucatu junto à população. Nas noites de domingo (26) e terça (28), de acordo com a Guarda Civil Municipal, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram os desfiles de blocos e escolas de samba promovidos na Avenida Rafael Serra [atrás do Ginásio Municipal de Esportes].
A grande campeã foi a Acadêmicos do Império, que levou para a passarela do samba o enredo “Terra do Jeca – História pra Contar”. Somando as avaliações da comissão julgadora para cada um dos quesitos [Comissão de Frente; Bateria; Mestre Sala e Porta Bandeira; Ala das Baianas; Enredo e Harmonia; Samba Enredo; Fantasia, Alegoria e Adereços] a escola totalizou 339,5 pontos. Já a escola Gente Unida de Vila Maria contabilizou 302 pontos.
A estrutura dos desfiles contou com arquibancada, área coberta, sanitários, além de iluminação e som mais adequados. Tudo isso sem registro de incidentes relevantes na parte de segurança, que contou com apoio da GCM, Policia Militar e profissionais particulares contratados. A Secretaria Municipal de Saúde ainda disponibilizou no local uma equipe que ficou a disposição do público para os casos de urgência/emergência.
Outra festa que deu o que falar foi a Estação Folia, realizada no sábado (25), na plataforma da Estação Ferroviária recém-restaurada, na Vila dos Lavradores. Ao som de marchinhas e sambas clássicos tocados pelo grupo “O Couro Come”, mais de 500 pessoas de todas as idades puderam brincar o carnaval numa matinê em família e bastante animada.
Nos balneários e distritos da zona rural foram promovidos oito bailes: dois em César Neto, três na Mina e outras três no Rio Bonito. Este último, em especial, contou com a circulação de cerca de 1 mil pessoas por noite na tenda montada na orla do Rio Tietê, que no dia 11 de fevereiro já havia recebido o Banho das Donzelas, evento que marcou oficialmente o grito de carnaval em Botucatu.
“Embora em inicio de governo e com contenção de recursos (30% menos que em 2016), ousamos mudar e criar coisas novas como o Banho das Donzelas e a Estação Folia, que agradaram muito o público e devem ser mantidos para os próximos anos. No Rio Bonito, Mina e César Neto as festas também contaram com instalações mais amplas e recordes de público. E a escolha do local dos desfiles foi praticamente unanimidade. Enfim, como tudo na vida, é preciso inovar. Ousamos e avançamos. O ano que vem com certeza será melhor ainda”, afirma o secretário municipal de Cultura, Antonio Luiz Caldas Jr.
PONTUAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA – CARNAVAL 2017
Campeã: Acadêmicos do Império
Samba enredo: “Terra do Jeca – História pra Contar”
Integrantes: 320
Pontuação por quesito:
Comissão de Frente – 49
Bateria – 50
Mestre Sala e Porta Bandeira – 49
Ala das Baianas – 50
Enredo e Harmonia – 44,5
Samba Enredo – 47
Fantasia, alegoria e adereços – 50
TOTAL GERAL: 339,5
Vice Campeã: Gente Unida de Vila Maria
Samba enredo: “Festas Populares, Alegria do Povo”
Integrantes: 250
Pontuação por quesito:
Comissão de Frente – 40
Bateria – 50
Mestre Sala e Porta Bandeira – 42
Ala das Baianas – 48,5
Enredo e Harmonia – 36
Samba Enredo – 45
Fantasia, alegoria e adereços – 40,5
TOTAL GERAL: 302
BLOCOS PARTICIPANTES
Domingo – 26/02
Bloco Demétria
Bloco Mocidade Alegre de Rubião Junior
Bloco dos Turistas (Primar)
Bloco Café no Bule
Bloco Parmita Dela Mano
Bloco da Estopim da Fiel
Bloco Marcha Lenta
Terça-feira – 28/02
Bloco Demétria
Bloco Nenê da Vila Mariana
Bloco Ruim de Cama/Insônia Braba
Bloco Mocidade Alegre de Rubião Junior
Mais informações:
Secretaria de Cultura
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
(14) 3882-0133 / 3882-1489
E-mail: [email protected]