
Projeto cultural exibe gratuitamente filmes como “Jurassic Park”, “Blade Runner” e “Alien” em Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a programação do Cineclube Paratodos para o mês de maio de 2025. Com exibições gratuitas e abertas a toda a população, o projeto acontece na sede do cineclube, localizada na Rua Pedro Delmanto, 677, no Jardim Paraíso.
Neste mês, a agenda traz sessões temáticas e clássicos do cinema, incluindo parcerias com coletivos e instituições da cidade. As exibições acontecem ao longo do mês e contam com títulos como Blade Runner, Jurassic Park, Alien – O Oitavo Passageiro e Um Estranho no Ninho.
Confira a programação completa:
📽 Quarta-feira, 14 de maio – 9h
Sessão especial em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial, em parceria com o Fórum da Saúde Mental de Botucatu.
🎬 Um Estranho no Ninho (1975 – 138 min – +16 anos)
Jack Nicholson interpreta um prisioneiro que finge estar insano para escapar do trabalho e acaba enfrentando a rigidez de uma instituição psiquiátrica.
📽 Quinta-feira, 15 de maio – 19h30
Programação regular
🎬 Blade Runner (1982 – 117 min – +14 anos)
No futuro distópico de 2019, policiais caçam replicantes – androides que desafiaram sua programação. Um clássico da ficção científica estrelado por Harrison Ford.
📽 Quinta-feira, 22 de maio – 19h30
Programação regular
🎬 Blade Runner 2049 (2017 – 163 min – +14 anos)
Sequência do clássico dos anos 80, acompanha o agente K (Ryan Gosling) em uma caçada que pode mudar o futuro da humanidade.
📽 Quinta-feira, 29 de maio – 19h30
Parceria com o GEEVO (Grupo de Estudos em Evolução do IBB/Unesp)
🎬 Jurassic Park (1997 – 127 min – Livre)
Dinossauros ressuscitados por engenharia genética saem do controle em parque temático criado por um bilionário. Direção de Steven Spielberg.
📽 Sexta-feira, 30 de maio – 20h
Sessão de Horror
🎬 Alien – O Oitavo Passageiro (1979 – 117 min – +14 anos)
A tripulação da nave Nostromo é surpreendida por uma ameaça alienígena que se infiltra no cargueiro espacial. Um marco do terror espacial.
Sobre o Cineclube Paratodos
Com foco em filmes fora do circuito comercial, o Cineclube Paratodos promove debates após as sessões e busca estimular o pensamento crítico por meio do cinema. Segundo Isabela Silva, coordenadora da Associação, a conquista de uma sede própria ampliou a atuação do grupo. “Desde o ano passado conseguimos atender públicos diversos e até realizar três sessões por semana, graças também às parcerias firmadas”, destaca.
Mesmo com respaldo legal para exibir filmes gratuitamente, o grupo mantém o compromisso ético de contatar produtores e distribuidores antes das exibições, especialmente no caso de obras brasileiras. “Foi assim com o filme Marte Um, por exemplo. Contatamos a Embaúba Filmes e recebemos o link oficial. Isso acabou abrindo portas e hoje fazemos parte do Circuito Embaúba”, explica Pedro Barroca, um dos curadores do Cineclube.
O primeiro filme enviado pela distribuidora dentro do circuito é Lispectorante, de Renata Pinheiro, com direito a material de divulgação e exibição única.
Serviço
Endereço: Rua Pedro Delmanto, 677 – Jardim Paraíso
Informações: (14) 99757-1768