Circuito Cultural Paulista terá início no próximo sábado, 17

O espetáculo infantil “As Pelejas de Severino em Busca do Boi Suvaco” abrirá a programação do Circuito Cultural Paulista 2018 no próximo sábado, dia 17. O evento terá início às 16 horas, no Cine Teatro Nelli, com entrada franca e classificação livre.

Explorando o universo da cultura popular do Nordeste Brasileiro, a peça mistura a narrativa de cordel, os arquétipos do teatro de mamulengo e dos folguedos populares e músicas típicas como o xaxado e a embolada.

Severino é a representação do homem simples que, mesmo pelejando na dureza da vida, mantém acesa a chama do sonho e das alegrias herdadas através das manifestações culturais de seu povo. “As Pelejas de Severino em Busca do Boi Suvaco” é uma homenagem ao povo nordestino e à enorme riqueza cultural por eles construída.

Ao final do evento haverá um bate-papo com o público presente com apresentação dos resultados dos sete anos de pesquisa sobre construção e manipulação de bonecos realizados pelo Canoa Encantada Teatro de Animação. Haverá demonstração de diversos bonecos com técnicas de construção e manipulação variadas, explanando suas origens e a forma como o grupo trabalha com eles nos espetáculos.

Musical – Já no dia 23 de março, a partir das 20 horas, o Teatro Municipal de Botucatu receberá o musical e espetáculo circense Cabaret Fucô. A apresentação é a segunda parte da Trilogia Cabaret, que começou com o espetáculo ‘Cabaret Stravaganza’ em 2011. A montagem promove uma discussão sobre os mecanismos de controle social presentes em estruturas como escolas, hospícios, hospitais, quartéis e outras instituições, a partir do pensamento do filósofo francês Michel Foucault e de reflexões do pensador contemporâneo Byung- Chul Han, em seu livro Sociedade do Cansaço.

Em “Um Cabaré de Freaks”, discutem-se os caminhos do homem na sociedade contemporânea, ao som de canções compostas pelo coletivo de artistas. O feminismo, a repressão sexual, os controles sociais são temas que se transformam em esquetes de um show de variedades onde o ridículo e o patético se encontram. O espetáculo tem entrada franca e classificação de 12 anos. Os ingressos para esse espetáculo serão distribuídos no dia, a partir das 17 horas.

 

Mais informações:
Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” 
Praça Coronel Moura, 27 – Centro
Telefone: (14) 3811-1489

Cine Teatro Nelli
Praça XV de Novembro, 44 – Centro
Telefone: 3811-1483

Secretaria Municipal de Cultura
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
Telefone: (14) 3811-1470
cultura@botucatu.sp.gov.br
Fanpage: facebook.com/cultura.botucatu