‘Circo da Cuesta’ fará apresentações em Botucatu nos dias 23 e 24

Cultura
‘Circo da Cuesta’ fará apresentações em Botucatu nos dias 23 e 24 12 agosto 2019

 

Botucatu, cidade berço e sede da Cia. Beira Serra, será a segunda a receber o inédito espetáculo “Circo da Cuesta”, nos dias 23 e 24 de agosto.  Em cena, sete artistas no palco se dividirão entre apresentações de acrobacias, malabares, mágicas, equilíbrio, música e palhaçadas, para contar uma história que se passa no vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, onde uma turma de caipiras se juntou para organizar uma festa de quermesse e acabam se deparando com a ausência dos artistas circenses contratados para animar o evento.

“O Circo da Cuesta é fruto de um desejo antigo da Cia. Beira Serra: criar um espetáculo, ou uma quermesse, que falasse de nós mesmos e, consequentemente, da nossa terra. Todos os integrantes do elenco têm um vínculo muito forte com a cidade de Botucatu. O projeto reúne artistas talentosos e polivalentes, que possuem habilidades diversas ligadas ao circo, ao teatro e à música. É um desafio, mas também um prazer. No elenco, há profissionais que já se conhecem há mais de 10 anos. A raiz dessas relações, da cultura caipira e do circo é a nossa matéria prima”, definem os dramaturgos do espetáculo Fernando Vasques e MiMi Tortorella, que também são fundadores da Companhia e estarão em cena.

Além dos artistas em palco, “O Circo da Cuesta” envolve uma grande equipe nos bastidores – que conta, por exemplo, com direção de Ronaldo Aguiar, profundo conhecedor da linguagem cômica e da palhaçaria, e a culinarista Tereza Telles, responsável pela feitura de quitutes tradicionais do universo interiorano que serão distribuídos aos espectadores em cada apresentação nas unidades do Sesi.

“Por ser um elenco grande, o ‘Circo da Cuesta’ necessitava de um aporte significativo para sua realização e que foi alcançado pelo projeto Sesi Viagem Teatral 2019, para montagem e circulação de espetáculos pelo interior de São Paulo”, destaca Fernando.

A atriz e dramaturga MiMi ressalta que todo o elenco está trabalhando desde fevereiro deste ano e os ensaios [agora diários] se intensificam conforme a estreia se aproxima. “O processo é colaborativo e a criação das cenas articula os materiais e recursos artísticos de cada um”. Ela e Fernando Vasques organizaram o roteiro, para que Ronaldo Aguiar pudesse “lapidar” o ‘Circo da Cuesta’. “Tivemos encontros específicos para tratar da teatralidade, da técnica circense, da musicalidade e também das técnicas indispensáveis de segurança e montagem da estrutura que utilizamos”, completa.

Serviço

A apresentação do espetáculo “Circo da Cuesta” será na unidade do Sesi Botucatu na sexta (23), às 20h, e sábado (24), às 16h, com entrada gratuita. O espetáculo estreou em São Bernardo do Campo no início de agosto e, após Botucatu, acontecerá em São José dos Campos, Itapetininga, Franca e Araraquara.

Fonte: Jcnet

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento