Nesta quarta (21), o Cineclube do Ponto de Cultura da Associação Arte e Convívio, localizado na Rua Pref. Tonico de Barros, 621, Centro, exibirá o longa-metragem brasileiro As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodansky. A sessão de cinema acontecerá ? s 14 horas, sendo aberta a toda a população sem necessidade de inscrições prévias.
A exibição do filme faz parte do ciclo Juventude Brasileira, promovido pela Arte e Convívio durante o mês de março, e tem como convidado especial o Cineclube Paratodos, representado por Natália Petrechen e Mari Quarentei.
Este ciclo busca debater os questionamentos vividos pelos jovens na adolescência, tais como identidade, família, sexualidade e perspectivas para o futuro temas abordados nos filmes de diferentes maneiras e em variados contextos sociais.
{n}Sinopse{/n}
O longa conta a história de Mano, um adolescente de 15 anos, que adora tocar guitarra, namorar, rir com os amigos, andar de bicicleta e frequentar baladas. Entretanto, um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil.
A popularidade na escola, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor são desafios que Mano tem de enfrentar. Em meio a tantas coisas, o jovem descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.
Sobre os Pontos de Cultura
Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura, chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. É realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.
Esta ação não trabalha a criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes. Em alguns casos pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas como música, dança, teatro, cinema, capoeira, entre outras.
Os projetos selecionados funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.
O programa repassará a cada Ponto R$ 180 mil em três anos. Botucatu foi contemplada com seis pontos de cultura sendo eles: Associação do Bem Estar – Abem / Biblioteca Abem; Associação Arte e Convívio / Fortalecer para Crescer A Arte do Encontro; Associação Teatral Notívagos Burlescos / Espaço dos Notívagos; Núcleo Assistencial Joanna de Angelis / Musicalizando; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – Apae / Abayomi ; Movimento Teatral de Botucatu / RamificAÇÃO.
Compartilhe esta notícia