Casa da Juventude de Botucatu retoma encontros de jogos de tabuleiro, neste domingo (26)

 

Neste domingo (26) em Botucatu serão retomados os encontros mensais do Joga Cuesta, encontro de jogadores de tabuleiro da região do Polo Cuesta. O evento acontece na Casa da Juventude – “Professor Vinício Aloise”, a partir das 14 horas e tem entrada gratuita.

Trata-se de uma iniciativa que nasceu em 2015 na Oficina de Jogos de Tabuleiro, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, que apoia a iniciativa. A missão dos encontros é difundir e ampliar o público dos chamados “board games” modernos no centro-oeste paulista, oferecendo um espaço de encontro para jogadores veteranos e novatos.

Os participantes contarão com vários títulos nacionais e importados disponíveis e a presença de jogadores mais experientes que poderão auxiliar os novatos na escolha de jogos e na explicação das regras. O Joga Cuesta conta com a participação da Lúdica, loja de Bauru especializada em jogos de tabuleiro, que além de títulos de várias editoras para a venda, também oferece mesas com alguns lançamentos para que os visitantes possam conhecer.

O que são “board games” modernos?

Desde 1995, com o lançamento do jogo alemão “Colonizadores de Catan”, os jogos de tabuleiros passaram a buscar mecânicas inovadoras, fugindo da mesmice e simplicidade dos jogos mais tradicionais como “War” e “Banco Imobiliário”. Ao longo dos anos o interesse por esses jogos novos cresceu, fazendo o mercado crescer exponencialmente com grandes convenções internacionais, milionárias campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo.

Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores raciocínio, dedução, planejamento ou trabalho em equipe, dependendo do jogo. Justamente por esses atributos também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais e nas dinâmicas de grupo em empresas. A chamada renascença dos Jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o aparecimento de novas editoras publicando vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços dedicados aos chamados jogos de tabuleiro modernos.

Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação, raciocínio, planejamento, gerenciamento de recursos e também podem ser uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. Vale ressaltar que não é necessário conhecer as regras ou ter experiência em jogos para participar do evento

JOGA CUESTA

Dia: 26 de março (domingo)

Horário: das 14 às 20 horas

Local: Casa da Juventude – “Professor Vinício Aloise”

[Rua Benjamim Constant, 161 – Vila Jaú]

Entrada: gratuita