Diretores puderam explanar o que pretendem mostrar no carnaval 2016 e o trabalho que realizam para intensificar os ensaios, confecções de fantasias e convocação das respectivas comunidades para os desfiles de rua que estão marcados para acontecer nos dias 7 e 9 de fevereiro, a partir 20 horas, na Rua Amando de Barros
Representantes das escolas de samba Grêmio Recreativo Acadêmicos do Império e Gente Unida da Vila Maria que irão participar do carnaval em 2016 participaram de um debate promovido pala Rádio Clube FM na manhã deste sábado, com mediação do jornalista Haroldo Amaral. A terceira escola que deverá participar do desfile, a Nenê da Vila Marina, não mandou representantes.
Os diretores puderam explanar o que pretendem mostrar no carnaval 2016 e o trabalho que fazem para intensificar os ensaios, confecções de fantasias e convocação das respectivas comunidades para os desfiles de rua que estão marcados para acontecer nos dias 7 e 9 de fevereiro, a partir 20 horas, na Rua Amando de Barros. A concentração será nas proximidades da Praça Emílio Peduti – Bosque com dispersão na Praça Coronel Moura.
As três escolas trazem temas de enredo distintos. Além das escolas, vários blocos deverão estar participando da festa e no dia 7 de fevereiro (domingo) haverá um corpo de jurados que avaliará as escolas de acordo com os quesitos: comissão de frente; bateria; mestre-sala e porta-bandeira; ala das baianas; enredo e harmonia; samba enredo; fantasias, alegorias e adereços.
Para participar dos desfiles as escolas se propuseram a apresentar samba de enredo inédito específico para o Carnaval 2016; mínimo 70 passistas, 30 ritmistas e dois carros alegóricos; Comissão de Frente com, no mínimo, seis e no máximo 12 integrantes; ala das Baianas com, pelo menos, quatro passistas; apresentar no mínimo duas alas temáticas compatíveis ao enredo; e o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.
Enredos
A Nenê de Vila Mariana, que tem na presidência Daniel Donizetti Rodrigues da Silva Filho, o Nenê, vai apresentar na passarela do samba um enredo voltado às crianças. “Nossa escola vai recordar em suas alas, as brincadeiras mais comuns que fazem parte da infância, mostrando que a gente cresce, mas as brincadeiras permanecem”, contou Nenê.
Na Grêmio Recreativo Acadêmicos do Império, o tema é a saga da escravidão até a sonhada liberdade. “Nosso propósito este ano é contar em forma de samba a chegada dos negros no Brasil e sua importância para o desenvolvimento da nação brasileira”, adianta o presidente Joel Adriano Moreira Leite.
Já a Gente Unida da Vila Maria, que tem o carnavalesco Flor como o responsável pela criação das fantasias e alegorias traz no enredo uma homenagem aos 40 anos de fundação da escola em Botucatu. “Nosso objetivo é levar para a avenida a história da escola contada pelos passistas e ritmistas nas mais diferentes alas”, coloca o presidente da agremiação, Jairo Luiz de Andrade Filho, o Jairinho.
Mais atrações
Além da participação das escolas de samba, também estarão participando dos dois dias de desfiles pela Rua Amando de Barros os blocos: Marina, Mocidade Alegre Unidos de Rubião Junior, Bayer de Imundice, Mundo da Fantasia, Café no Bule e o Bloco Parmita Della Mano.
Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, a partir das 19 horas, os bairros da Mina e do Rio Bonito também receberão atrações gratuitas de Carnaval. No Rio Bonito haverá o tradicional desfile dos blocos “Pega nada Não”, “Vai quem Quer”, “Fioretto e Amigos” e o “Bloco Kata Loco”. A concentração será próxima à base da Polícia Militar.
Na Mina, a festa será promovida no Centro de Esportes e Lazer, em frente ao lago do bairro. No dia 7, também ocorrerá no local uma matinê para as crianças, a partir das 16 horas. Neste ano também ocorrerá uma matinê no Bairro Caimã, no Distrito de Rubião Júnior, no dia 7 de fevereiro, a partir das 14 horas. Em Anhumas, o baile carnavalesco será nos dias 6 e 7 de fevereiro e acontecerá na Praça de César Neto ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, com início às 20 horas.
Compartilhe esta notícia