O Instituto da Cultura Luso Brasileira (ICLB), da Caridade Portuguesa Maria Pia de Botucatu, convida a todos para participar da abertura da exposição “Identidade Brasileira” – uma celebração da complexa cultura que constitui o Brasil, que será realizada no próximo sábado (22) a partir das 15h, no prédio da Caridade Portuguesa, ao lado da Catedral de Botucatu.
Com a participação de 17 artistas contemporâneos, a exposição propõe um mergulho nas múltiplas camadas que formam a identidade do povo brasileiro. As técnicas diversificadas, que incluem pintura, escultura, arte têxtil e digital, desafiam os limites tradicionais da arte e convidam os espectadores a um diálogo visual dinâmico e enriquecedor. Cada obra é uma porta para a compreensão das múltiplas narrativas que compõem o povo brasileiro. A exposição também é uma homenagem ao artista Candido Portinari, cuja obra inspira gerações.
Para o diretor cultural, Gustavo Cardoso Benine, o Instituto da Cultura é um presente para a população de Botucatu. “Nosso espaço recém reformado é um orgulho para nós e queremos dividir essa alegria com as pessoas. As três exposições que já fizemos (Os olhos da Morada, Alquimia da Liberdade, O que é Liberdade?) foram grandiosas e agora a Identidade Brasileira vem para consagrar nosso primeiro semestre de trabalho” conclui.
“A identidade brasileira é um caleidoscópio de influências culturais, históricas e sociais. Cada artista convidado revisita suas perspectivas únicas, resultando em um mosaico de obras que exploram temas como raça, gênero, cultura, memória, ecologia e sociedade. As obras convidam o espectador a uma introspecção sobre as diversas camadas que constituem nosso DNA coletivo, refletindo sobre as complexidades e belezas que definem o Brasil”, explica Adriana Scartaris, curadora da exposição em parceria com Licia Vallim.
Serviço:
Exposição em Cartaz de 22/06 a 28/07/24
Data Abertura: 22/06/2024
Horário: das 15h às 17h
Local: Primeiro Andar do Instituto da Cultura Luso Brasileira
Espaço aberto ao público de forma gratuita – aos sábados e domingos das 10 às 17h
Para visitação em grupos agendar pelo telefone (14)2036-0200 ramal 3.
Compartilhe esta notícia