Formada pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, dupla atua desde 2018 na pesquisa da linguagem do palhaço no contexto das intervenções urbanas
O projeto “Buiú & Teta Palhaçando Por Aí”, idealizado e apresentado pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, se apresenta em Botucatu (SP), entre os dias 7 e 10 de novembro. Esta é a penúltima apresentação da dupla, que já passou por São Carlos, Santos, Guarulhos, Pindamonhangaba, Ubatuba e Amparo, e se apresenta no final deste mês em Presidente Prudente.
Cada cidade visitada receberá uma programação que contempla cinco atrações: o Cortejo de Chegança, intervenção cênica com a participação de artistas locais; os espetáculos “A Trombeta Apocalíptica” e “A Cruzada”, que integram o repertório do grupo; e oficinas formativas de figurino para palhaçaria e intervenção urbana. Todas as atividades são gratuitas e contarão com intérprete de libras.
Em Botucatu, o projeto tem início no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 12h, com o Cortejo de Chegança, na Praça do Bosque (Centro); e com a Oficina de Figurino para Palhaçaria, das 19h às 22h, no Coletivo Cultural Rubião Jr – CCRJ (Rua Batista Pesavento, 213 – Rubião Jr). Já no dia 8 de novembro, sexta-feira, das 10h às 13h, será a vez do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, também no CCRJ e da intervenção “A Cruzada”, às 12h, na Praça do Bosque.
As atrações continuam no fim de semana, com “A Trombeta Apocalíptica” sendo encenada no dia 9 de novembro, sábado, às 16h, na Praça da Pinacoteca (Rua General Teles, 1040 – Centro); e, dia 10 de novembro, domingo, com o encerramento do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 19h às 22h, em local a ser definido pelos participantes.
As duas atividades formativas têm vagas limitadas (25 pessoas por oficina) e recebem inscrições até 11 de outubro, pelo link https://linktr.ee/duplabuiueteta.
“Nosso circo é diferente, sob a grande lona do céu. Chegaremos às cidades inspirados pelo circo tradicional e contemporâneo, pelos artistas de rua, pelo teatro, pela intervenção, pela música e pelo riso. E vamos nos juntar a artistas, espaços culturais para festejar e refletir sobre alegrias e dores, além de propor ações formativas para compartilhar juntos o circo que pulsa em todos nós”, antecipam Karine Lopes e Wilson Saraiva.
Mais sobre as atrações
Cortejo de Chegança
O Cortejo de Chegança é uma experiência cênica articulada com artistas locais, que remete à chegada dos circos tradicionais às cidades, cena que marcou diversas gerações. A proposta é partilhar os saberes artísticos e envolver o público em um jogo de palhaçaria entre a dupla, alternando o deslocamento com momentos de pausa para números de habilidades circenses.
A Trombeta Apocalíptica
Idealizado a partir das linguagens do circo e do teatro, retrata as angústias que marcaram o período da pandemia, por meio da palhaçaria e da construção de gags cômicas. A encenação aproxima a dupla de palhaços das figuras de charlatões que ocupam as ruas para vender remédios milagrosos ou realizam truques para conquistar o gosto – e o bolso – da audiência.
A Cruzada
A Cruzada surgiu durante a pandemia, a partir da premissa da dupla em se comunicar com trabalhadores que não puderam deixar seu ganha-pão e tinham que sair de casa. Em uma praia cênica, os palhaços convidam o público a resolver charadas de uma palavras cruzadas, rompendo o cotidiano com leveza, para amenizar as aflições.
Oficina de Figurinos para Palhaçaria
A oficina é orientada pela atriz e palhaça Karine Lopes, também formada em moda. A atividade compartilha suas experiências a partir da criação de trajes cênicos para grupos de palhaçaria, desde a pesquisa até a dramaturgia a partir deles, passando pela pesquisa, montagem de traquitanas e suas inúmeras possibilidades. O conteúdo é direcionado a profissionais das artes, mas também à população em geral interessada no tema.
Workshop de intervenção Cênico-Urbana
Nesta oficina, a dupla de palhaços compartilha suas pesquisas, inquietações estéticas e de linguagem na criação de intervenções em espaços públicos. O workshop é dividido em dois dias: no primeiro, os participantes entram em contato com conceitos e referências que pautam o trabalho da dupla; no segundo, realizam uma atividade prática no espaço urbano local.
Sobre Buiú & Teta
A dupla, criada em 2018 pelos artistas Karine Lopes e Wilson Saraiva, tem como intuito pesquisar teatro, circo e intervenção urbana.
Em 2019, foi contemplada pelo Edital de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo para pesquisa, criação e apresentação do espetáculo A Trombeta Apocalíptica, com direção de Cida Almeida.
Em 2021, circulou pelo Estado de São Paulo, por meio do ProAc, com A Trombeta Apocalíptica e o Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, em seis cidades. Em 2022 veio a circulação por praças da capital paulista, no programa Praças da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e, em 2023, apresentações no Centro Cultural Santo Amaro, na Virada Cultural, na Jornada do Patrimônio e no Especial Dia das Crianças, todas pela SMC.
Entre as atividades mais recentes da dupla estão a reestreia da intervenção A Cruzada nas unidades do SESC em Birigui e Osasco e a participação na programação do Teatro Flávio Império, do SESC Mogi das Cruzes.
SERVIÇO | FICHA TÉCNICA
BUIÚ & TETA PALHAÇANDO POR AÍ
BOTUCATU (SP) | De 7 a 10 de novembro de 2024
Quinta-feira, 7 de novembro
CORTEJO DE CHEGANÇA
Horário: 12h
Local: Praça do Bosque
No Centro
OFICINA DE FIGURINO PARA PALHAÇARIA
Horário: das 19h às 22h
Local: Coletivo Cultural Rubião Jr (CCRJ)
Rua Batista Pesavento, 213 – Rubião Jr
25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.
Sexta-feira, 8 de novembro
WORKSHOP DE INTERVENÇÃO CÊNICO-URBANA
Horário: das 10h às 13h
Local: Coletivo Cultural Rubião Jr (CCRJ)
Rua Batista Pesavento, 213 – Rubião Jr
25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.
“A CRUZADA”
Horário: 12h
Local: Praça do Bosque (Centro)
Sinopse: Buiú & Teta montam uma praia e convidam o público-transeunte, em meio à correria do dia a dia, a se divertir tomando banho de sol e a resolver uma cruzadinha de jornal de uma edição mais que especial. Entre palavras cruzadas, cruzam olhares, trocam risos, destrocam palavras e contam com a união do respeitável público para enfim resolver as charadas d’A Cruzada.
Idealização, Concepção e Interpretação: Karine Lopes e Wilson Saraiva
Cenografia e Figurino: Karine Lopes
Sábado, 9 de novembro
“A TROMBETA APOCALÍPTICA”
Horário: 16h
Local: Praça da Pinacoteca (Centro)
Rua General Teles, 1040 – Centro
Sinopse: Os palhaços Buiú & Teta chegam na cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos Vai Que Sobra. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?
Dramaturgia e Interpretação: Karine Lopes e Wilson Saraiva | Direção e Provocações Dramatúrgicas: Cida Almeida | Preparação corporal, de cascatas e gags: Erickson Almeida | Cenografia e Figurino: Karine Lopes | Cenotécnico: Leandro Bruno | Assistente de Figurino: Thales Alves | Vozes do Gramelot Final: Palhaço Clerouak e Cida Almeida.
Domingo, 10 de outubro
WORKSHOP DE INTERVENÇÃO CÊNICO-URBANA
Horário: das 19h às 22h
Local: A ser definido pelos participantes
25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.
Projeto realizado com recursos do Edital Difusão Cultural 20/2023 do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal pelo o Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
Compartilhe esta notícia