11 dezembro 2025
O livro ‘A Máquina do Tempo’ nasceu a partir do Clube do Livro do Joel Jota com 576 participantes

A Advogada Patrícia Cancian integra o time de 576 autores que participaram de um projeto editorial que entrou oficialmente para o Guinness World Records, tornando-se a obra de não-ficção com o maior número de coautores da história.
O livro ‘A Máquina do Tempo’ nasceu a partir do Clube do Livro do Joel Jota, iniciativa que reúne leitores e escritores em projetos de desenvolvimento pessoal e produção literária.
A proposta ousada e inédita conseguiu reunir centenas de participantes em torno de uma única obra colaborativa — um feito que chamou atenção mundial e agora rende ao grupo o prestigioso certificado do Guinness, disse Patrícia.
“Nós temos alguém que mora em Botucatu e está no Guinness. O marco histórico é motivo de orgulho também para a cidade.

A participação botucatuense soma-se a um movimento nacional de valorização da escrita, mostrando que iniciativas coletivas podem ultrapassar fronteiras e conquistar reconhecimento internacional.
Clube do Livro de Botucatu
Antes de integrar o projeto nacional que resultou no recorde mundial, Patrícia já vivia um movimento pessoal importante dentro do Clube do Livro de Botucatu, criado em abril de 2024. O grupo surgiu com a proposta de reunir leitores da cidade para discutir obras, trocar percepções e retomar o hábito da leitura de forma leve e coletiva.
Segundo os participantes, o clube acabou se tornando mais do que um encontro literário: virou um espaço de incentivo, pertencimento e novas descobertas. Foi justamente essa convivência que reacendeu em Patrícia o prazer pela leitura e abriu portas para que ela buscasse outros clubes e desafios — entre eles, o projeto de A Máquina do Tempo, idealizado por Joel Jota.
A conexão entre os grupos ajudou a impulsionar a botucatuense a aceitar o convite e se engajar na obra colaborativa que hoje figura no Guinness. Para os integrantes do Clube do Livro de Botucatu, a conquista de Patrícia é motivo de orgulho e também uma confirmação de que iniciativas locais podem inspirar jornadas muito maiores do que aquelas imaginadas no início.
Informações sobre o livro podem ser conferidas no Instagram:
https://www.instagram.com/reel/DSCrvrlDS6o/?igsh=MTlpdGJvM295ZzUzbQ%3D%3D









