A Virada Cultural Paulista que acontece neste sábado e domingo (14 e 15) em Botucatu está repleta de atrações de música, dança, teatro, intervenções, artes visuais e feira. Entre as atrações se apresentarão músicos e atores de Botucatu que compõem a Orquestra Sinfônica Municipal, o Núcleo Maya-Lila, Grupo Notívagos Burlescos, banda Os esquilos vesgos, e as companhias de teatro Chafariz e Atrupelados.
O músico Alê Moreira classifica o fato de fazer parte de um evento como este pela primeira vez como uma experiência encantadora. Eu e a banda Os Esquilos Vesgos estaremos tocando não só para o público de Botucatu, mas também de outras cidades do Estado. Estamos acostumados a tocar em barzinhos e boates. Se apresentar na praça será um diferencial, declara.
Alê Moreira e Os esquilos Vesgos sobem ao palco da Virada em frente a Prefeitura de Botucatu neste sábado (14), ? s 21 horas. A apresentação contará com repertório do disco Hipnótico labirinto e muito samba rock.
Já o Grupo Notívagos Burlescos além de se apresentar na Virada em Botucatu também estará com uma equipe em Araraquara. Segundo Robert Coelho, do Grupo Notívagos Burlescos, é uma honra participar de um evento como este em Botucatu. Finalmente a Cidade sedia um evento dessa proporção com tantas atrações de diversos setores. Nosso grupo irá realizar duas intervenções na frente do palco principal na Praça Pedro Torres, uma será ? s 20h30 o Teatro em pílulas, que se baseia em micro cenas para micro plateias durante o intervalo de um show para o outro. A outra acontecerá ? s 22 horas, chamada À la cart, um mini restaurante no meio do público, onde a plateia irá solicitar pelo cardápio o que gostaria de assistir e naquele momento irá acontecer uma cena, explica.
O Secretário Municipal de Cultura, Osni Ribeiro, destaca a importância da participação de artistas botucatuenses na Virada: É uma grande oportunidade da população que não conhece esses artistas ver como e o quê eles produzem. Se apresentar no mesmo espaço de artistas de renome nacional pode trazer grandes possibilidades futuras a estes artistas locais, finaliza.
Além de Botucatu, a Virada Cultural Paulista 2011 também será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara Doeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Em Botucatu as atrações serão divididas entre o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci; palco que será montado em frente ? Prefeitura, na Praça Professor Pedro Torres; Espaço Cultural Dr. Gabriel Marão; Fazenda Lageado; e Museu de Arte Contemporânea (MAC) Itajahy Martins.