O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci receberá, no próximo dia 8 de novembro, ? s 20h30, o espetáculo de danças aéreas Vira Lata do Lixo, interpretado pela bailarina Ló Guimarães. A atração é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, com entrada franca.
Além da apresentação será realizado um workshop gratuito de dança com o tema Composição Coreográfica e Criatividade. A atividade acontecerá ? s 14 horas no Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos, localizado ? Rua Carvalho de Barros, 99, Jardim Dona Nicota. Informações sobre inscrições pelo telefone (14) 3814-2948.
Único espetáculo de dança selecionado para o Festival Internacional Espírito Paris (França), o evento envolve dança contemporânea, aéreos circenses, crítica social e ecologia. Em 2009 foi contemplado pelo ProAC e pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) para sua concepção. Passou por diversas cidades nos anos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, realiza nova temporada de apresentações no Estado de São Paulo, por meio do prêmio-edital ProAc de Circulação 2011.
Concebido e interpretado por Ló Guimarães, o Vira Lata do Lixo narra, através do corpo em movimento, a história de uma moradora de rua que consegue vencer a angústia proporcionada pela miséria, ao inventar para si uma nova realidade.
A personagem Vira Lata, ao ser descartada pela sociedade, foi jogada ao lixo. Superando essa condição, ela traça um percurso que vai da solidão ao esplendor de todo o seu potencial de construção e de descoberta de novos caminhos e da transcendência de sua condição real através de seu voo na imaginação num momento de êxtase e plenitude. Neste momento etéreo, o público também é convidado a voar com a personagem. Cômico, sem deixar de ser profundo e reflexivo, o espetáculo contém uma mensagem universal: a superação e transcendência frente ? s adversidades.
Apresentação do Grupo Anima leva bom público ? Capela Na última quarta-feira (31), a Capela da Santíssima Trindade (antigo seminário) recebeu o espetáculo O Desejado, interpretado pelo Grupo Anima. A apresentação, em forma de concerto, também foi viabilizada pelo ProAC e reuniu um público de aproximadamente cem pessoas.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, receber esses espetáculos é um fator positivo para o Município, visto que a qualidade dos mesmos é atestada pela Secretaria de Estado da Cultura. Além disso, as atrações possibilitam uma abertura do leque de atividades culturais oferecidas ? população por menor ou nenhum custo.
O ProAc faculta os artistas a escolher as cidades parceiras para realizarem suas apresentações, e Botucatu já é bastante conhecida como tal. Sendo assim, a procura pelo Município é muito grande e nós os recebemos sempre muito felizes, comenta o secretário.
Compartilhe esta notícia