Botucatu será palco de espetáculos e intervenções artísticas do Circuito Sesc de Artes neste domingo (3 de abril), das 16 às 21 horas. A estrutura com atividades gratuitas será montada em frente ao prédio da Prefeitura de Botucatu, no Centro Histórico da Cidade.
Realizado pelo Sesc São Paulo, o “Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares, Circulando Ideias”, chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura.
Este ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo. Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, este ano serão seis cidades a mais que em 2015.
Destaques em Botucatu
Neste domingo, o grupo Mania de Samba se apresenta com a cantora Ana Costa em Botucatu. Também irão passar pelo Centro Histórico da Cidade o Coletivo Negro com o espetáculo teatral “Movimento número 1: O Silêncio de Depois…”, que aborda as consequências da diáspora África-Brasil; e o grupo carioca de dança Fabullosos, um dos mais conhecidos na Batalha do Passinho, concurso entre jovens das favelas e zona periférica do Rio de Janeiro, e que promete agitar ao som do DJ MAM.
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Este ano a programação de cinema, artes visuais e literatura chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.
Confira a programação do Circuito Sesc de Artes 2016
Dia: 3 de abril (domingo)
Horário: Das 16 às 21 horas
Local: Praça Pedro Torres, nº100 – Centro (Em frente ao prédio da Prefeitura)
Atrações
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Artes Visuais
Traquitanas Mecânicas – Leonardo Gallep e Alexandre Motta (SP)
A ideia desta oficina e conhecer e experimentar os princípios da arte cinética, que explora efeitos visuais causados por ilusões de ótica ou movimentos físicos, sejam mecânicos ou elétricos.
Cinema
Cine Magia – Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Melies.
Literatura
Palavra + Imagem – A Cor da Letra (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Aline Oliveira e Janaina Martins.
Literatura
Encontros Cafuzos – Coletivo Cafuzas (SP)
O coletivo promove intervenções narrativas e rodas de compartilhamento de experiências, com o intuito de contribuir para o conhecimento e a valorização dos mitos, saberes, praticas, entre outros elementos das culturas africanas e afro-brasileiras. Técnicas tradicionais, habilidades manuais, brincadeiras, narrativas e relatos de experiência fazem parte dos encontros. Com Daniela Landin, Roberta Stein e Rosana Borges.
Dança
DJ MAM e os Fabullosos (RJ)
Formado em outubro de 2012 na Baixada Fluminense, o quarteto composto por CL Fabulloso, DG Fabulloso, Leony Fabulloso e GN Fabulloso e um dos mais conhecidos grupos na Batalha do Passinho, concurso de danca entre jovens das favelas e zona periférica do Rio de Janeiro. Nesta apresentação DJ MAM embala os movimentos de embolada e cruzada com funk carioca, carimbo., tecnobrega, baia.o, maracatu, xote, samba de roda, entre outros. Duração: 60 min. Com DJ MAM. Dançarinos: CL Fabulloso, DG Fabulloso, Leony Fabulloso e GN Fabulloso.
Teatro
Movimento número 1: O Silencio de Depois… – Coletivo Negro (SP)
Quatro personagens refletem sobre suas memorias apos uma violenta desocupação do espaço onde moravam para a construção de uma linha férrea. Historias que povoam o imaginário do negro brasileiro e da sociedade vem a tona e pretendem levantar questões acerca das consequências da diáspora África-Brasil. Para criar o espetáculo, o Coletivo Negro tomou como base fotografias de família, cartas, poemas, receitas de vó, simpatias, estudos sobre o teatro experimental do negro, viagens a comunidades quilombolas e leituras de autores africanos, como Luis Bernardo Honwana e Mia Couto. Duração: 60 min.
Direção, concepção e atuação: Coletivo Negro: Aysha Nascimento, Flavio Rodrigues, Je Oliveira, Jefferson Matias, Raphael Garcia e Thais Dias.
Música
Mania de Samba (SP) e Ana Costa (RJ)
O grupo Mania de Samba e voltado para a música popular brasileira, mais precisamente o samba. A cada show, os maiores compositores do gênero são reverenciados, como Martinho da Vila, Nei Lopes, Moacyr Luz e Paulo Cesar Pinheiro. Neste show, eles se apresentam ao lado da cantora carioca Ana Costa, apadrinhada por Martinho da Vila. Duração: 90 min.
Com Ana Costa (voz), Gilson Carvalho (surdo), Cleber Rangel (bandolim), Fabiano Marchesini (violão), Carlos Henrique (pandeiro), Artur Goncalves (bateria), Junior Barros (cavaco) e Simon Jonathan Pinheiro (rebolo).
(Com informações: Assessoria de Imprensa Circuito Sesc de Artes 2016)
Compartilhe esta notícia