Nesta quarta-feira, 3 de novembro, ? partir das 20 horas, no Teatro Municipal de Botucatu, tem início o Festival Botucanto. Todas as atividades do Festival são gratuitas. A primeira noite, inteiramente dedicada ? música instrumental, terá a diversidade como principal característica.
Uma das atrações da noite são os botucatuenses da Banda Bambu, grupo vencedor do Cantos da Cuesta, a etapa regional do Botucanto, no ano de 2009. O grupo Algaravia, que propõe a reflexão sobre as fronteiras entre a dita música erudita e a música popular, é outra atração. O Algaravia utiliza apresenta obras do repertório camerístico erudito para a formação de quinteto de música popular instrumental.
Já o grupo Coração Quiáltera promove a percussão como protagonista do discurso musical em arranjos experimentais utilizando instrumentos pouco convencionais. O grupo se apresentou no Botucanto em 2008 e foi ovacionado pelo público.
Os gaúchos da Pata de Elefante mostram seu rock instrumental que tem feito muito sucesso na cena musical independente. Com influências de rock´n roll dos anos 60 e 70, funk, surf music e trilhas sonoras, o grupo acaba de lançar seu terceiro CD pela gravadora Trama.
Por fim, o Botucanto instrumental apresenta o som vanguardista e experimental do tecladista Dudu Tsuda. Figura emblemática da cena musical alternativa de São Paulo, Tsuda é artista multimídia e compositor de trilhas sonoras para dança contemporânea, videoarte, cinema e já tocou com as bandas Pato Fu e Cérebro Eletrônico. Dudu Tsuda e os integrantes da Pata de Elefante farão bate-papo sobre música e arte com os interessados, na tarde do dia 3, no salão superior do Teatro Municipal.
O Botucanto continua na quinta, dia 4, no Teatro Municipal, com a apresentação de dezesseis canções de Botucatu. Na sexta-feira, dia 5, no Espaço Cultural, acontece a primeira eliminatória nacional do Festival, com a apresentação de dez canções concorrentes e o show de samba rock com Nereu Mocotó e Swing. No dia 6, mais dez concorrentes e o show com Renato Teixeira. A finalíssima do Botucanto acontece no dia 7, com show de Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra.
{n}Confira a programação completa:
03/11 Teatro Municipal 20 horas Noite da música instrumental{/n}
– Banda Bambu grupo botucatuense vencedor do Cantos da Cuesta 2009.
– Grupo Algaravia propõe a reflexão sobre as fronteiras entre a dita música erudita e a música popular, através de arranjos de obras do repertório camerístico erudito para a formação de quinteto de música popular instrumental.
– Coração Quiáltera grupo que promover a percussão como protagonista do discurso musical em arranjos experimentais utilizando instrumentos pouco convencionais.
– Dudu Tsuda Figura emblemática da cena musical alternativa de São Paulo, Tsuda é artista multimídia e compositor de trilhas sonoras para dança contemporânea, videoarte, cinema.
– Pata de Elefante banda de rock instrumental de destaque na cena independente. Tem influências de rock´n roll dos anos 60 e 70, funk, surf music e trilhas sonoras.
{n}04/11 Teatro Municipal 20 horas Cantos da Cuesta{/n}
– apresentação de 16 canções de Botucatu, das quais quatro serão classificadas para a etapa nacional do Festival.
– show Rosário, com Nhambuzim grupo utiliza elementos da cultura popular brasileira com uma nova proposta de sonoridade. Vai apresentar músicas baseadas na obra do escritor Guimarães Rosa.
{n}05/11 Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão 20 horas – 1ª eliminatória nacional{/n}
– apresentação de 10 canções concorrentes
– show com Di Melo integrou o movimento da black music brasileira dos anos 70 com Tim Maia, Cassiano e Hyldon. Considerado um dos artistas que mais próximo chegou a uma linguagem soul nacional.
– show com Nereu Mocotó e Swing ex-integrante do Trio Mocotó e considerado um dos inventores do samba rock.
{n}06/11 Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão 20 horas – 2ª eliminatória nacional{/n}
– apresentação de 10 canções concorrentes
– show com André Caccia Bava depois de acompanhar artistas tão diversos como Sandy & Junior, Elza Soares e Lobão, o guitarrista mostra as canções de Vento Bom, seu primeiro trabalho solo.
– show com Renato Teixeira o cantor e compositor paulista mostra seus maiores sucessos.
{n}07/11 Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão 20 horas – Finalíssima{/n}
– apresentação das 10 canções finalistas e premiação
– show com Dimi Zunquê tem um trabalho caracterizado pela diversidade de ritmos, energia e versatilidade.
– show com Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra dois dos maiores nomes do rock nacional mostram suas parcerias ao longo de mais de dez anos de trabalho.