‘Bom de Nota, Bom de Dança’ tem espetáculo programado para maio em Botucatu

Apresentação está programada para a segunda quinzena do mês no Teatro Municipal da cidade

Atuando há sete meses em Botucatu e no distrito de Vitoriana, o projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” já prepara o espetáculo final de sua primeira turma, que se forma ainda no primeiro semestre de 2017. A apresentação encerra os trabalhos realizados desde julho do ano passado, com crianças de 7 a 12 anos.

A montagem já tem título, “Universo em Dança”, e levará os bailarinos por uma viagem pelo espaço. Onde, partindo da Terra, o público vai acompanhar coreografias de balé e danças urbanas e também interações teatrais representando a passagem por diferentes planetas.

Desde outubro de 2016 o projeto trabalha no roteiro do show e as crianças se dedicam aos ensaios. “O espetáculo contará com coreografias de balé e danças urbanas, além de um roteiro cênico que será interpretado pelos professores e monitores”, conta Mariana Souza, coordenadora do projeto.

O tema do espetáculo surgiu de conversas entre os próprios professores e o conceito está baseado na diversidade dos estilos de dança. “Dos encontros semanais nasceu a ideia de mostrar de forma positiva essas diferenças. Também retratar a possibilidade de integração dos estilos”, explica. Seguindo essa premissa, em determinado momento da apresentação os alunos de ambas as modalidades farão uma apresentação juntos.

Além das coreografias, os professores foram responsáveis pela criação dos figurinos que serão utilizados pelas crianças. “Eles também escolheram as músicas e deram nomes aos planetas que serão visitados pelos dançarinos durante o espetáculo”, afirma a coordenadora. Toda a apresentação contará com recursos multimídia que aliarão cenários e trajes à projeção de imagens.

Durante a preparação os alunos foram levados a refletir sobre as diferenças no mundo da dança e como a junção de estilos pode resultar em algo positivo. “O roteiro teve a sensibilidade de demonstrar para as crianças que balé e danças urbanas são estilos bem diferentes, mas que ambos têm suas belezas, intensidades, dificuldades e que, sobretudo, não são artes que se excluem”, finaliza Mariana.

“Universo em Dança” está programado para ser apresentado na segunda quinzena de maio, no Teatro Municipal de Botucatu.

O projeto

O “Bom de Nota, Bom de Dança” atende crianças de 7 a 12 anos e tem como objetivo principal oferecer aulas de balé e danças urbanas a fim de auxiliar no desenvolvimento escolar e pessoal. Com isso, busca enriquecer a formação integral dos alunos com experiências culturais e, por meio desta metodologia, gerar melhoras no desempenho escolar dos alunos.

Todos os beneficiados são de escolas municipais das cidades atuantes: Botucatu e no distrito de Vitoriana (SP). O projeto foi lançado em julho de 2016 e tem duração de 12 meses. As aulas são realizadas às segundas e terças-feiras na Casa e Praça da Juventude em contraturno escolar.

O projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” de Botucatu e Distrito de Vitoriana é patrocinado pela Cutrale, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC.