Ator Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, morre aos 90 anos

Cultura
Ator Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, morre aos 90 anos 01 fevereiro 2022

Ele dublou outros personagens como Wolverine, Freddy Krueger, Tigrão, Robotnik e Esqueleto e fez diversas novelas, como ‘Eterna magia’, ‘Escrava Isaura’ e ‘O cravo e a rosa’.

Isaac Bardavid em foto de divulgação da novela 'Além do Horizonte' — Foto: Globo/Estevam Avellar

O ator e dublador Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos, devido a problemas respiratórios, no Rio de Janeiro.

A morte foi confirmada ao g1 pelo neto do ator, João Bardavid: “Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa”.

Sua voz ficou muito conhecida ao dublar personagens como Wolverine, Freddy Krueger, Tigrão do “Usinho Pooh”, Robotnik do “Sonic” e Esqueleto do “He-man”.

O ator fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, como “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), “Eterna magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus).

Ele interpretou o Seu Elias Turco em episódios do “Síto do Pica-Pau Amarelo” e também participou de programas humorísticos como “Zorra Total”, “Os caras de pau”, “Cilada.com” e “Trapalhões”.

Cauã Reymond, Isaac Bardavid e Aracy Balabanian em workshop da novela 'Eterna magia' — Foto: Divulgação / Globo

Suas novelas mais recentes foram “Dois irmãos”, de 2017, no papel de Abbas, e “Carcereiros”, de 2021, no papel de Álvaro.

Isaac também atuou em filmes como “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017).

Isaac Bardavid em trabalho de dublagem — Foto: Instagram / arquivo pessoal

Família fala sobre o motivo da morte

“Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais”, contou o neto.

“O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, ele escreveu no Instagram.

“O projeto mais importante pro meu avô era o segundo livro de poesias dele. Ele morreu antes do livro ser rodado na gráfica. Está faltando escolher o título e a capa”, disse João.

Aracy Balabanian e Isaac Bardavid em 'Eterna Magia', de 2007  — Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento