Um dos maiores atores brasileiros da atualidade, Otávio Augusto Azevedo Souza, de 66 anos, ou, simplesmente, Otávio Augusto como é, nacionalmente, conhecido está visitando a cidade de São Manuel neste final de semana. Nasceu na cidade e sempre que pode, deixa a correria cotidiana do Rio de Janeiro para descansar em uma típica cidade do interior paulista.
Aqui em São Manuel me sinto em casa. A população está acostumada a me ver na rua, em restaurantes, na casa de amigos. Aqui é o meu refúgio e onde tenho muitos amigos como o prefeito Baroni (Tharcílio), que é o nosso Magic Johnson e foi uma dos maiores jogadores de basquetebol que conheci. O homem era fera na quadra e também jogava bem o futebol e o voleibol, disse para o espanto do repórter, que desconhecia esse lado esportista do prefeito.
Conta o artista que nasceu em São Manuel e permaneceu na cidade até os 14 anos antes de ir para São Paulo iniciar sua carreira de ator. Em 1973 foi para o Rio de Janeiro onde reside até hoje. A carreira de Otávio Augusto surpreende: entre novelas e minissérie foram 49 trabalhos, além de 50 filmes e 40 peças de teatro. Comparativamente, tenho muito mais anos de trabalho do que vida, compara brincando e explica: Muitos trabalhos são feitos ao mesmo tempo. É comum o artista estar gravando uma novela e, paralelamente, fazendo um filme ou uma peça de teatro, observa.
Revela que não pensa em parar, embora ressalte que o artista não tem futuro garantido, nem emprego fixo. A cada trabalho assinamos um contrato. Acabou o contrato, acabou o trabalho e a gente não sabe o que vai acontecer. Graças a Deus sempre trabalhei muito. Atualmente, estou lendo dois roteiros de cinema e uma peça de teatro e vou gravar a novela das seis Paraguaia (da Rede Globo). Sei o nome da novela, mas ainda não sei qual vai ser o meu papel, frisa.
E complementa: Quero continuar vindo aqui nos momentos de folga para bater papo com amigos, saborear um churrasquinho e tomar uma cervejinha. Aqui as amizades são sem nenhum interesse e passo como um cidadão comum. O sãomanuelense vem antes do artista e isso é muito bom. Meus pais estão sepultados aqui e esta é minha cidade, onde continuarei vindo sempre que tiver oportunidade.
Fotos: Valério A. Moretto
Compartilhe esta notícia