A área histórica da Fazenda Lageado e o Museu do Café foram objeto de matéria na TV Alpha, que é Empresa Amiga da Fazenda Lageado, edição 2011. O trabalho foi feito para o programa Memórias de Botucatu apresentado por Nenê Bueno, com imagens do cinegrafista José Picinin e direção de Fernando Bruder. Este e outros programas do Memórias de Botucatu pode ser assistido, na íntegra, pelo YouTube. Durante as filmagens foram gravadas diversas imagens do interior do Museu, sendo que também a parte externa recebeu atenção especial.
A intenção é mostrar aos telespectadores todo o processo de tratamento dos grãos de café que era utilizado na Fazenda Lageado, incluindo o sistema de transporte dos grãos feito com água nos diversos canais e aquedutos ainda preservados, explicou o apresentador do programa.
Nenê Bueno frisa que também foi apresentado o porão do prédio da Tulha, com detalhes da máquina de beneficiamento e classificação fabricada em Botucatu pela empresa Blasi em 1935. Lembra que a TV Alpha pode ser sintonizada no canal 2 pela NET e o programa vai ao ar em diversos dias e horários. Esse especial tem o objetivo de oferecer esse importante espaço ao conjunto histórico da Fazenda Lageado, explicou Bueno.
Visita
Outra atividade desenvolvida no Museu do Café apontado pelo diretor do Núcleo, José Eduardo Candeias, é a visita de uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. A equipe, que estava acompanhada por Eduardo Bagagli, docente do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, foi formada pelo pesquisador Bodo Wanke, por Eduardo Thielen, pela produtora de vídeo Eliane Pontes e técnicos em filmagem, e esteve produzindo material junto ? área das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e aproveitaram para conhecer o acervo do Museu e recolher imagens. Os visitantes fazem parte do Instituto de Comunicação e Informação Certifica e Tecnológica em Saúde VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (www.fiocruz.br/videosaude), responsável pela edição de vídeos para aquela Fundação.
Destaca Candeias que o número de visitantes do Museu continua surpreendendo e no mês de julho, registrou mais um recorde recebendo 2.395 visitantes. Essa marca é a maior do ano de 2012, comemora. Até agora foram 11.073 visitantes, completa. Enfoca que se for considerado o total desde 2006 chega-se a 83.753 visitantes. A expectativa agora é atingir 90 mil visitantes até o final do ano e os esforços estão sendo feitos nesse sentido, prevê o coordenador do Núcleo.
{n}Fotos{/n}
Os visitantes do Museu estão sendo surpreendidos pela inclusão no acervo de um conjunto de fotos, todas em preto e branco, retratando situações do dia-a-dia, de vida em família, de equipamentos em operação, e de diversos prédios do conjunto histórico. Desta vez o Museu ganhou 35 novas fotos, sendo que dessas, 19 foram oferecidas por Henrique Nery, filho de Clóvis Nery, engenheiro agrônomo que trabalhou na Estação Experimental de 1941 a 1957.
As fotos mostram momentos em família, e outras que foram tiradas em locais de trabalho. Além dessas fotos, o Museu ganhou mais 15 fotos, grande parte do acervo do Dr. Winston Yoshida. Com esse novo conjunto o Museu passa a contar com quase 50 quadros com fotos retratando diversos momentos e situações da Estação Experimental de Botucatu, diz Candeias.
Além do conjunto de fotos, o Museu também passou a expor dois conjuntos de telas que foram doadas e que estavam aguardando local para serem expostas definitivamente. São duas telas do Grupo OKA, identificadas como sendo Bússolas I e II e duas telas de autoria de Conrado Zanotto, identificadas como sendo Velacesa.
Essas telas foram gentilmente doadas para o acervo do Museu pelos autores. Importante lembrar que Museu já conta em seu acervo com nove telas, todas doadas por artistas, conta Candeias. A coordenadoria está buscando um espaço que será destinado exclusivamente a expor as telas do seu acervo e também abrigar as diversas exposições que o Museu tem recebido desde 2008. Esse espaço será identificado como sendo a Galeria do Museu, finalizou.
Compartilhe esta notícia