Neste mês de maio no segundo módulo do Curso de Turismo Rural, os alunos da turma do bairro Porto Said visitaram o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) campus da Unesp de Botucatu e a Fazenda Lageado.
Segundo a assessora de Turismo e instrutora do curso, Luciana Alho, a visita foi monitorada por um responsável do Cevap e foram passadas aos alunos inúmeras informações, que muito se interessaram pelo assunto, pelo fato de viverem às margens do Tietê e trabalharem em contato direto com a natureza.
“Todos puderam tirar dúvidas a respeito dos animais como cobras, aranhas, escorpiões e lagartos existentes no Cevap. Foi uma visita muito proveitosa uma vez que, diversas crenças e dúvidas foram eliminadas, é muito importante que a pessoa que trabalhe diretamente na área rural tenha conhecimento e orientações a respeito destes animais peçonhentos. Ao final da visita eles ainda puderam conhecer e tocar a cobra do milharal, serpente que não possui veneno e não é agressiva”, comenta a instrutora.
Após a visita no Cevap foi a fez dos alunos conhecerem o Museu do Café da Fazenda Lageado. Na oportunidade, foram recebidos pelo administrador do local, José Eduardo Candeias que explanou sobre a história do café em Botucatu e em seguida puderam visitar o museu e suas dependências.
Sobre o curso
A ação, que visa fornecer aos alunos técnicas apropriadas para que sejam desenvolvidos negócios de turismo em propriedades rurais, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Botucatu e a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.
O curso de Turismo Rural é formado por 10 módulos, totalizando 240 horas, divididos em 3 dias por mês. Este ano estão sendo realizados dois cursos no Município, um formado por proprietários de sítios e fazendas na região de Botucatu e outro grupo composto por pescadores da Comunidade do Porto Said – Rio Bonito.
As atividades desenvolvidas com os alunos da turma do Porto Said ainda contam com apoio da Secretaria de Assistência Social e da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu (ATFPMB) que oferece o local para a realização das aulas.
“Sendo o turismo rural grande fonte de renda no interior do estado de São Paulo para pequenos proprietários rurais, o curso será é uma grande oportunidade para a cidade de Botucatu. Nele, o aluno adquire conhecimentos sobre atendimento, hospedagem, gastronomia, turismo de aventura, administração e outras informações que poderão ser implantadas na propriedade rural”, destaca Luciana Alho.
Compartilhe esta notícia