Após um breve período de férias, os alunos do quinto ano do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) reiniciaram nesta segunda-feira, 19, as atividades letivas. Eles iniciam a primeira etapa do internato, período prático da formação médica quando passam por estágios obrigatórios. A recepção ocorreu no Anfiteatro da Patologia e contou com a presença de dirigentes da faculdade e do Hospital das Clínicas (HC).
A programação teve início a partir das 8 horas, no Refeitório do HC, onde foi servido um café da manhã aos internos. Posteriormente, eles se dirigiram ao Anfiteatro da Patologia onde receberam as boas-vindas e acompanharam algumas palestras proferidas por docentes da FMB.
O vice-diretor da FMB, José Carlos Peraçoli, abriu os discursos de boas-vindas lembrando que este período (internato) é muito importante para a formação da carreira do médico. “Vocês devem se dedicar e aproveitar todas as oportunidades e adquirirem novos conhecimentos como se fossem únicos em suas vidas”, salientou. Com uma mensagem de entusiasmo, Peraçoli também falou sobre a necessidade de os alunos manterem um bom relacionamento com os docentes, médicos e demais colegas de trabalho. “Aprimorem a relação médico-paciente e o enxergue como um todo, como o seu próximo”, concluiu.
Para o diretor clínico do HC, Jorge Nahás Neto, o internato é caracterizado como uma oportunidade de crescimento para o aluno, por isso deve-se aproveitar cada estágio. “Não tenham pressa de ir embora do HC. Vivencie o teu paciente com a maior profundidade que você possa exercer”, disse. É a oportunidade que terão de exercer o tão privilegiado exercício da medicina”.
A vice-coordenadora do curso de medicina, Sumaia Inati Smaira, discursou reforçando a ideia de que a fase do internato encerra um ciclo na vida dos alunos. “Se nós tivermos médicos melhores formados nós teremos condições de trabalhar melhor, de assistir melhor a população que depende do nosso trabalho”, frisou. A docente também fez um convite aos estudantes para refletir sobre a atual situação da carreira médica, as mudanças que ocorrem na área, entre outros aspectos.
Também participou da solenidade de recepção do quinto ano o vice-coordenador da Comissão de Internato, Marcone Lima Sobreira. O docente reforçou a mensagem da necessidade de os alunos se esforçarem para fortalecer o aprendizado em cada estágio dessa nova etapa. “A formação é uma coisa bilateral. O grau de formação de vocês vai depender do grau de exigência que vocês determinarem também para seus preceptores (pessoa responsável por conduzir e supervisionar o desenvolvimento do aluno/médico)”, explicou.
Compartilhe esta notícia