A escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), divulgou no último domingo, dia 23, uma seleta lista de garotos que foram aprovados para o curso de ballet clássico. A unidade catarinense é a única escola do Bolshoi fora da Rússia.
Entre mais de 600 crianças do Brasil e do exterior, estava o botucatuense Lucas Antônio Lima Martins, de apenas 10 anos, que foi escolhido para o Bolshoi. A notícia encheu de alegria pais, amigos e integrantes da Escola Artistas AS, onde Lucas é aluno desde os 3 anos de idade.
“Foi uma experiência muito legal, eu gostei muito da escola, da técnica deles de avaliar e o corpo médico deles também é muito bom”, disse Lucas à TV Acontece.
Aluno aplicado, Lucas disse que acompanhava muito o Bolshoi em vídeo pela internet como forma de preparação. Os testes foram muito rigorosos na cidade catarinense.
“Eu primeiro fiz um teste fisioterápico. Puxaram minha perna para frente, para o lado, depois o médico avaliava e ainda passei por mais salas para ver se eu não tinha nenhum problema mais sério”, relata.
Segundo Lucas, vontade não faltará daqui em diante. “Eu acho que vai ser muito legal, vou me esforçar bastante par ser um bom bailarino”, diz Lucas Antônio.
A mãe, a médica Márcia Maria Ferreira Lima, conta que esse sempre foi o sonho do filho. Ela destacou o feito conquistado por Lucas.
“Para mim foi um vestibular que ele passou aos 10 anos. Como é o sonho dele, a gente encarou. O pai dele viu toda a estrutura do Bolshoi e ficou encantado. É uma estrutura muito importante, não só de ballet, mas também de vida, estrutura de vida e de cidadania. Ela forma um cidadão, não só um bailarino. Como ele passou na pré-seleção e na seleção, a gente tem que dar todo incentivo para que ele continue lá em Joinville”
Lucas ficará em um primeiro instante na casa de uma família que já vive em Joinville por conta do Bolshoi Brasil. O fato deixa a mãe mais tranquila com a partida do filho.
“Tivemos a sorte de pegar uma mãe social, que tem um filho da mesma idade que também está no ballet. A família é bem estruturada, como todas que são selecionadas pelo próprio Bolshoi. Todo mecanismo é em prol das crianças, bem estruturado. É uma Vivência”, relata.
Márcia lembra que o filho demonstrou talento desde os primeiros anos de vida. “Ele virava estrelas na rua, no supermercado, no restaurante, então pensei que tinha que canalizar ele para algum lugar e eu trouxe ele aqui (Artista SA). Ele fez sapateado, jazz e as professoras, vendo o talento dele, me perguntaram se eu tinha alguma objeção dele fazer ballet clássico. A gente não tinha e ele gostou, se apaixonou e continuou. Eu fui percebendo que ele tinha um dom natural para isso”. Diz a Márcia Maria.
A professora de Lucas, Yasmin Eduarda, comemorou a aprovação e fez questão de explicar que o mérito é todo do aluno. “Uma sensação indescritível. É o maior orgulho que eu poderia sentir e o mérito é todo dele. Ele tem um dom e soubemos disso desde o primeiro momento. Eu só tenho que agradecer a oportunidade de trabalhar todos esses anos com uma pessoa tão especial como é o Lucas.
Um total de 650 crianças e jovens de 25 estados, mais crianças da Argentina e Paraguai participaram da seleção que teve mais se 2,5 mil inscritos. Lucas será irá ingressar no Curso de Dança Clássica, que começa em fevereiro de 2017.
O empresário Murilo Carbonari, sócio-diretor da escola Artistas AS também comemorou. Para ele, Lucas agora vira uma estrela.
“São dois sentimentos distintos. A gente está perdendo um aluno, mas está ganhando uma estrela. Será um orgulho imenso ver ele lá e será um prazer recebê-lo em nossos espetáculos se ele tiver tempo”, comemorou.
Compartilhe esta notícia