
Obra “A Superfície das Coisas” marca retorno do poeta botucatuense ao universo literário após quase uma década

O poeta botucatuense Alessio Di Pascucci está de volta ao cenário literário com o lançamento de seu novo livro de poesias, A Superfície das Coisas, publicado pela Editora NADA. A obra contou com recursos da Lei Paulo Gustavo para sua produção e chega ao público como um grito poético de resistência, sensibilidade e liberdade.
Este é o quarto livro do autor, que já tem no currículo Pele (2007), Letras Lúdicas (2010), Palavra Saliva (2011) e Amor para Leigos (2015). Com um estilo que transita entre o lirismo urbano e o existencialismo cotidiano, Alessio consolida sua trajetória como um dos nomes mais representativos da poesia contemporânea do interior paulista.
A Superfície das Coisas traz apresentação do jornalista Sérgio Santa Rosa, texto de contracapa assinado pelo poeta Renato Bicudo e um texto potente na orelha do livro, escrito pelo pensador cultural e escritor Célio Turino.
Em suas palavras, Turino descreve com sensibilidade a essência do novo trabalho:
“Na superfície das coisas, onde a palavra se encontra com o silêncio, Alessio Di Pascucci planta sua poesia como sementes de resistência. Em um mundo que ameaça engolir a linguagem humana, ele ergue sua voz como um grito de liberdade.”
Turino ainda completa:
“Aqui, a poesia não é apenas forma de expressão, mas ato de rebeldia contra o silêncio e a solidão. Alessio equilibra sua poesia na ponta do dedo, e nós, leitores, somos convidados a compartilhar dessa dança poética que se contorce ao parir significados profundos.”
Veja a programação de lançamento:
