“Lageado é Notícia!” é enviado para 325 endereços eletrônicos

Cultura
“Lageado é Notícia!” é enviado para 325 endereços eletrônicos 02 julho 2011

“O boletim “Lageado é Notícia” nasceu da necessidade de manter informados, inicialmente, os parceiros do projeto. Essa foi a forma que encontramos para levar informação para aqueles que são responsáveis por grande parte do sucesso alcançado pelo projeto nos últimos cinco anos”. Foi esse o comentário do coordenador do Museu de Café, José Eduardo Candeias, sobre o informativo quinzenal contendo informações da Fazenda Lageado.

Lembra ele que, posteriormente, a coordenadoria houve por bem ampliar a área de cobertura. “Num primeiro momento foram incluídas todas as Unidades Universitárias, e as Unidades Diferenciadas da Unesp. Em seguida foram ampliados os pontos de distribuição para incluir os órgãos de imprensa das cidades onde a Unesp tem sede”, diz.

No caso da imprensa, Candeias revela que o boletim é enviado para jornais, rádios, televisões, revistas e mídia eletrônica. “Atualmente, o boletim é distribuído quinzenalmente para 325 contatos, incluindo instituições, imprensa, parceiros e pessoas físicas. No caso da imprensa o boletim é distribuído para cidades como Araraquara, Rio Claro, Ilha Solteira, São José dos Campos, São Manuel, Avaré, dentre outras”, enumera Candeias.

Além disso, prossegue o coordenador do Museu do Café, todos os parceiros que em algum momento participaram do projeto, também recebem o boletim. “Nesse caso o boletim é enviado para empresas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Contagem. Divulgação constante e permanente”, diz. “Essa é a fórmula para que o projeto atraia cada vez mais visitantes, apoiadores e pessoas interessadas em conhecer as belezas do conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Lageado e o importante acervo reunido no Museu do Café”, complementa.

{n}Botucatu 360º{/n}

A Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo, está disponibilizando um aplicativo que permite ao internauta uma viagem virtual por imagens em 360º de 14 atrativos turísticos locais. Desses, cinco são imagens de áreas da Fazenda Lageado, incluindo duas da área histórica.

Uma imagem apresenta o conjunto de prédios da tulha e pátio do museu, com opção de visualização do terreiro de secagem de café. A outra imagem é do interior da sala principal do Museu. Para acessar basta entrar no endereço: www.botucatu.sp.gov.br/360. Agora, além das fotografias da área histórica, também disponíveis no site da prefeitura (turismo), o internauta tem mais essa opção. Vale ? pena conferir.

{n}Exposição de argentinos{/n}

Até o dia 11 o Espaço Cultural do Museu continua com a exposição de telas e esculturas dos artistas plásticos argentinos radicados no Brasil. Até esta data a exposição já foi vista por 1231 pessoas. Já, a partir do dia 13, o Espaço Cultural vai abrigar a exposição de telas e esculturas do servidor Carlos Humberto Barbosa. Carlos é “prata da casa” exerce a função de operador de máquinas (tratorista) das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção da FCA. Sua habilidade para a pintura começou a partir de 2007. Suas obras retratam casarões, animais, flores e prédios da área histórica da Fazenda Lageado.

Seus trabalhos já foram expostos em diversos espaços, destacando o Instituto de Artes da UNESP em São Paulo, e a Biblioteca Paulo de Carvalho Mattos da FCA. Com a obra “Jardim Botânico” o artista foi o vencedor do Concurso Artístico do Instituto de Biociências, do Campus de Botucatu, comemorativo dos 33 anos daquela instituição, no ano de 2010

{n}Iluminação melhorada{/n}

Dando sequência as ações que começaram com a pintura de diversos espaços da área histórica, estão sendo substituídas diversas lâmpadas no local. A substituição está sendo feita das antigas lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por lâmpadas de vapor metálico (brancas).

Os serviços foram feitos a partir da ponte do ribeirão lavapés, incluindo os pátios do museu e defronte ao anfiteatro. Os locais ficaram muito mais visíveis aos visitantes e seguros aos usuários, além de oferecer novo visual dos prédios da área histórica. Os serviços estão sendo executados pela empresa Eletro Beraldo.

{n}Máquina fotográfica{/n}

O Museu recebeu mais uma importante doação para seu acervo. O comerciante botucatuense Carlos Alberto Coelho, doou uma máquina fotográfica de fole. Esse equipamento é dos primórdios da fotográfica e, apesar de bastante antigo, era muito moderno para sua época, pois fechado mede apenas 3 cm de espessura, sendo que após aberto seu fole atinge 14 cm.

O equipamento não possui nenhuma identificação de fabricante ou número de série. Esse equipamento já está exposto ao lado de outro equipamento fotográfico, na sala que abriga o escritório. Outras pessoas já procuraram o Museu e nos próximos dias outros objetos devem ser incorporados ao acervo, e expostos ao público. É o Museu cumprindo o seu papel.

{n}
TV Alpha{/n}

A TV Alpha fez a cobertura do Encontro de Veículos Antigos de Botucatu nos dias 21 e 22 e colocou no ar uma extensa matéria sobre o evento. A TV Alpha passou a ser uma Empresa Amiga da Fazenda Lageado a partir deste ano, e desde então vem dando cobertura para os eventos da área histórica.

Agora está sendo preparado um texto para colocar uma vinheta de divulgação da área histórica a exemplo dos que estão nas rádios de Botucatu. A coordenação entende que é ações de divulgação como essa são importantes para alavancar as visitas a área histórica e ao Museu. Esse papel tem sido desempenhado pelos parceiros da mídia (rádios, jornais, revistas, televisão e mídia eletrônica) desde 2006, justificando plenamente a parceria firmada com esses órgãos.

{n}Números de visitantes
{/n}

No mês de junho o Museu recebeu 1.895 visitantes. Se for somado o número de visitantes de janeiro até junho chegamos ? marca de 9.818 pessoas. Esse número é superior em 314 pessoas ao atingido no mesmo período em 2010. No ano de 2010 recebemos 9.504 visitantes.

A manutenção desses números no patamar que vem sendo alcançado deve ser creditado, grande parte, ao trabalho intenso que vem sendo desenvolvido de divulgação das ações do projeto e do Museu, em várias mídias. Por outro lado, divulgações como as que estão sendo feitas pelas nossas parceiras, as rádios locais, alavancam significativamente o número de visitantes. O objetivo é manter, ou até, aumentar o número de nossos visitantes.

Fotos: Valéria Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Torcida Campeã
Oferecimento