“Espaço Notívagos” abre inscrições para oficinas teatrais

Cultura
“Espaço Notívagos” abre inscrições para oficinas teatrais 21 fevereiro 2013

O Ponto de Cultura “Espaço dos Notívagos” abre inscrições para as oficinas do primeiro semestre de 2013 em Botucatu. Esta é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. Ele não é uma criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes. Em alguns pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas como música, dança, teatro, cinema, capoeira, entre outras.

A prioridade do Programa Cultura Viva são os convênios com Governos Estaduais e do Distrito Federal, e com os Governos Municipais para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios. Os projetos selecionados funcionam como instrumentos de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades. Eles contribuem para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

Botucatu foi contemplada com seis pontos de cultura sendo eles: Associação do Bem Estar – Abem / “Biblioteca Abem”; Associação Arte e Convívio / “Fortalecer para Crescer – A Arte do Encontro”; Associação Teatral Notívagos Burlescos / “Espaço dos Notívagos”; Núcleo Assistencial Joanna de Angelis / “Musicalizando”; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – Apae / “Abayomi” ; Movimento Teatral de Botucatu / “RamificAÇÃO” .

Ao todo são três oficinas e cinco núcleos recomendados para maiores de 14 anos, os quais possuem carga horária de 48 horas. Todas as atividades serão realizadas de março a junho no próprio Ponto de Cultura “Espaço dos Notívagos”, localizado na Rua Carvalho de Barros, número 99, Boa Vista (ao lado do Convento “Servas do Senhor”).

A oficina de iniciação teatral e os núcleos de trilha sonora e de prática musical são gratuitos e abertos para a comunidade. Para participar das outras atividades (ator e treinamento, interpretação, improviso, estética teatral e vídeo) é necessário ser associado e contribuir com uma mensalidade de R$ 20, independente do número de atividades que participe.

Os interessados em participar da “Oficina de Interpretação” e do “Núcleo de Improviso” devem ter experiência teatral prévia, ou seja, a vivência da prática teatral tendo como resultado apresentação de espetáculo. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail [email protected], preenchida e enviada para o mesmo endereço de correio eletrônico. As inscrições encerram no dia 1º de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3814-2948.

{n}{tam:25px}Sobre as oficinas{/tam}

Iniciação Teatral{/n}

Oficina de introdução ? linguagem teatral que busca desenvolver a criatividade e a intuição dos participantes no jogo cênico, liberando o gesto, a fala e a expressividade do corpo como emissor e receptor de mensagens. Coordenador: Vinícius Gil e Ana Martines. Quartas-feiras, das 19 ? s 22 horas. Início: 6 de março.

{n}Interpretação{/n}

Uma introdução ? s técnicas de interpretação, leitura e interpretação do texto dramático para a criação de personagens. É necessário ter alguma experiência teatral prévia ou ter participado da Oficina de Iniciação Teatral anteriormente. Coordenador: Gustavo Faria. Quintas-feiras, das 19 ? s 22 horas. Início: 7 de março.

{n}Ator e treinamento{/n}

Partindo do princípio que o instrumento do ator é seu próprio corpo, a oficina pretende abordar o que é (ou o que pode vir a ser) seu treinamento pré-expressivo, no que concerne o despertar da consciência corporal somado ao desenvolvimento das habilidades de prontidão, disponibilidade, concentração e das noções rítmicas e espaciais. Coordenadora: Mimi Tortorella. Segundas-feiras, das 14h30 ? s 17h30. Início: 4 de março.

{n}Núcleo de improviso{/n}

Exercício de criação e encenação através de técnicas de improviso e desenvolvimento de cenas e sketches. É necessário ter alguma experiência teatral prévia ou ter participado da Oficina de Iniciação Teatral anteriormente. Coordenador: Erick de Barros. Terças-feiras, das 19 ? s 22 horas. Início: 5 de março.

{n}Núcleo de montagem{/n}

Através do processo didático os participantes poderão vivenciar a montagem de um espetáculo teatral. É necessário ter experiência teatral prévia ou ter participado da Oficina de Interpretação anteriormente. Coordenadores: Flávia Hiroki e Robert Coelho Segundas e sextas-feiras, das 19 ? s 22 horas. Início: 4 de março

{n}Núcleo de vídeo{/n}

Núcleo de estudo da linguagem audiovisual e de técnicas de criação de roteiro. As atividades incluem a criação de curtas e experimentações do uso do audiovisual com a linguagem cênica. Coordenador: Mariano Pikman. Quintas, das 19 ? s 22 horas. Início: 7 de março.

{n}Núcleo de trilha sonora e sonoplastia{/n}

Núcleo de estudo e criação de trilha sonora e sonoplastia para espetáculos teatrais e audiovisuais. Durante os encontros os participantes conhecerão fundamentos da produção e execução de músicas, efeitos e ambiências sonoras. Coordenador: Henrique Rabadan. Quinzenalmente, ? s terças-feiras, das 15 ? s 18 horas. Início: 5 de março.

{n}Núcleo de prática musical{/n}

Núcleo de estudo e pesquisa indicado para músicos e cantores interessados em colocar em prática ideias e habilidades técnicas musicais em conjunto. As atividades do grupo incluem práticas de criação e improvisação musicais e a execução de trilhas sonoras para teatro e vídeo. Coordenador: Henrique Rabadan. Quinzenalmente, ? s terças-feiras, das 19 ? s 22 horas. Início: 5 de março.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento