Que “baita” final de semana! Isso mesmo, o último final de semana foi grandioso para muita gente e repleto de momentos fascinantes, cheios de solidariedade, muita dança de salão e comida das boas.
Tudo começou na sexta-feira (12/05), no espaço para festas Sabor & Mordomia, situado às margens da Rodovia Castelinho. Naquela noite, os diretores da Associação dos Servidores da UNESP – ASU, através do Departamento de Aposentados, brilhantemente bem comandado pela unespiana da “velha guarda” Maria Claudete de Andrade Zanela, reuniu um “punhado” de sócios aposentados num Jantar Dançante de “cair o queixo”, para festejarem o Dia das Mães.
Uma festa simplesmente maravilhosa! Teve de tudo um pouco: comida gostosa, “redondinhas” de monte, muitas músicas românticas, um arrasta pé animadíssimo e, porque não dizer, uma volta ao passado que chacoalhou o coração de muitos amigos que, juntos, construíram bonitas histórias dentro da saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.
Por sinal, ganhei o meu presente de aniversário adiantado, pois tive o privilégio de abraçar, um a um, todos os meus colegas de trabalho de um tempo que infelizmente, não volta mais. Que benção! Voltei para casa com o coração “bombando” de satisfação, afinal, não é fácil reencontrar esses amigos com regularidade, a não ser nesses eventos oferecidos pela nossa “associação”.
Não gostaria de “falar”, num momento tão especial como este, dos desmandos e, principalmente, do desrespeito que vem acontecendo com a classe trabalhadora do país inteiro. Na própria Universidade somos pressionados a nos desligar, caso contrário, perderemos alguns benefícios, em especial, aqueles que conseguimos há décadas; no entanto, não tem como fugir dessa triste realidade. Este nosso Brasil tem mesmo que ser passado a limpo, como bem disse o renomado jornalista Boris Casoy, em épocas passadas.
Portanto, muito oportuno o discurso do ilustre presidente Djalma Santos Bovolenta, feito num dos intervalos dessas festividades, ao dizer que a entidade sempre cuidou maravilhosamente bem desses trabalhadores, carinhosamente chamados de APOSENTADOS (diferentemente dos nossos governantes) e, na sua previsão de que num futuro não muito distante, no quadro associativo da entidade, terão mais servidores APOSENTADOS, do que os da ATIVA.
“Bão”, vamos em frente! Graças ao bom Deus e ao comprometimento de uma diretoria inteirinha que, temos que dizer, preza (e muito) pelo bem-estar dos seus associados, outra vez, uma grande festança foi ofertada aos nossos colegas aposentados, muito especialmente, às MÃES aposentadas. Quis Deus também que o meu particular amigo Samir Abdalah se incumbisse de ser “porta voz” desse presente. Como de costume o seu grandioso Buffet esbanjou profissionalismo. Enfim, parabéns a todos!
Ah, não poderia deixar de citar que neste belo encontro de amigos e amigas, também “rolou” muita solidariedade. Cada convidado contribuiu com duas caixinhas de leite longa vida que serão destinados a entidade assistenciais do município. Um lindo gesto de amor ao próximo!
NA FERROVIÁRIA TAMBÉM TEVE HOMENAGEM ÀS MÃES
Nada foi diferente na véspera do Dia das Mães, lá pelos lados da nossa querida Associação Atlética Ferroviária. Uma grande seresta, recheada de um suculento jantar, foi realizada no Tricolor Botucatuense, na noite do sábado, em homenagem às nossas “Rainhas do Lar” e, em comemoração aos 78 anos de fundação do “clube da baixada”. Os integrantes da banda “Coco Mambo”, da capital paulista fizeram uma apresentação de gala. Raras foram as seleções musicais que a pista de dança não permaneceu lotada.
Um número enorme de associados e convidados lotou, por completo, todas as dependências do ginásio II, do “clube da baixada”. Por lá também “rolou solto” muita comida, bebida (teve um delicioso vinho, servido como um brinde especial durante o baile), seleção musical de “tirar o chapéu”, dançarinos aos montes, e até um bolo foi oferecido aos seresteiros, para celebrar o Dia das Mães.
Como ocorreu na festa da ASU, o presidente tricolor, João Francisco Chávari também aproveitou a oportunidade para deixar a sua mensagem às mães presentes e falou um pouquinho do dia a dia do clube. Com muita firmeza, relatou os investimentos feitos pela diretoria nos últimos anos, especialmente na Academia e na piscina térmica (próximo de três milhões de reais); demonstrou estar orgulhoso por ver o clube trilhar pelos caminhos do crescimento; agradeceu os integrantes do Departamento Social que, devemos reconhecer, sob o comando do sempre dedicado Wilsinho Antunes, tem realizado, com muito sucesso, eventos impecáveis e finalizou com a revelação do desejo de permanecer por mais três anos à frente dessa diretoria que, dez anos atrás, foi chamada pelo Conselho Deliberativo para assumir um mandato tampão e amenizar a crise enfrentada pelo clube, e o fez com muito brilhantismo.
Dia 28 de maio, domingo, pela manhã, acontece a eleição para a efetivação deste moço que trabalha muito e tem um compromisso, ainda maior, com a Ferroviária. Como um simples “soldado” dessa corporação, não abro mão de aproveitar esta oportunidade para agradecer todos os associados pela confiança em “nóis” depositada. Acredite, o edital sobre as eleições no clube encerrar-se-ia, no dia 12 de maio. De comum acordo entre todos os componentes do nosso grupo, o prazo de inscrição de uma possível CHAPA concorrente, foi prorrogada até a noite da segunda feira que passou (16 de maio).
Para encerrar a semana, numa outra homenagem feita às mães, um grupo de pessoas generosas, auxiliados por uma senhora (dona Rosa Vieira de Freitas) – que lá atrás, na década de 90, foi auxiliada pelo Grupo de Amigos Voluntários, por conta do estado de saúde do seu companheiro que, inclusive acabou falecendo – fizeram um almoço para trinta mães carentes (e seus filhos) do sofrido Bairro Rivieira.
Que festa maravilhosa! Lá, só não teve arrasta pé e “redondinhas”, no entanto, o que teve de crianças para saborear o almoço (macarronada, maionese e frango ensopado) preparado pela Dona Rosa e o bolo (para sessenta pessoas) ofertado pelo amigo Doutor Sidney Garcia Goez foi o grande segredo do sucesso daquela festinha que não tinha quase nada, a não ser, muito amor e dedicação ao próximo, realizado por pessoas do bem, para oferecer um domingo diferente a trinta MÃES que sequer teriam o que de comer no dia em que seriam homenageadas.
Enfim, com a alma refeita diante de tantos momentos agradáveis, termino este “conto” mandando meu abraço a dois baluartes da sociedade “botucuda”, parceiros das minhas investidas em prol dos mais necessitados: meus amigos Doutor Luiz Antonio Vane, conceituado Professor da nossa UNESP e o Doutor Sidiney Garcia Goez, um dos mais renomados advogados aqui da terrinha; também abraço afetuosamente os meus colegas de trabalho do Departamento de Saúde Pública da FMB, Professores Antonio Luiz Caldas Junior e Ione Morita que, na tarde do último dia 10 foram homenageados, no Salão Nobre da FMB, por conquistarem suas aposentadorias e, com o mesmo carinho, abraço uma das leitoras mais queridas, das minhas narrativas semanais: a minha colega de tempos idos aqui na UNESP, Francisca Nicomedes Pereira.
Rubens de Almeida – Alemão
Compartilhe esta notícia