UMA POSSE IDÊNTICA À GRANDEZA DA ASU

Rubens Almeida
UMA POSSE IDÊNTICA À GRANDEZA DA ASU 25 outubro 2016

 

Sexta-feira, 14 de outubro, sede da Associação dos Docentes, uma noite muitíssimo especial que, certamente ficará marcado para sempre na vida de um grupo de pessoas que terá a missão de comandar, nos próximos dois anos, os destinos de uma das maiores (senão a maior!) entidades sociais de classe de toda a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a nossa grandiosa ASU – Associação dos Servidores da UNESP.

alemaoComo já era de se esperar, a solenidade contou com a presença de um número enorme de associados e de muitas autoridades universitárias, entre as quais o Presidente do SINTUNESP – Sindicato da UNESP, Alberto de Souza e o Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Professor Doutor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, na oportunidade também representando o GAC – Grupo Administrativo do Campus, onde exerce o cargo de Vice-Presidente.

Tudo muito bem esboçado, aliás, uma solenidade à altura da conceituada “associação”. Nenhum dos integrantes da mesa de frente, composta na sua maioria por dirigentes da entidade (cessantes e que seriam empossados), deixou de levar a sua mensagem aos presentes. Todos, indistintamente, fizeram questão de reforçar as PROPOSTAS que compuseram o futuro plano de gestão revelado aos sócios durante o processo eleitoral. Também era notória nas falas dos oradores, a esperança por dias melhores, ou seja, um amanhã mais promissor para a ASU.

Claro que não perdi a oportunidade de contar alguns “causos” aos convidados durante a minha oratória, até porque estava “ausente”, há mais de uma década, daquele cantinho maravilhoso que ajudei a fundar, lá atrás, e onde estive presidente por três mandatos consecutivos. Prazerosamente, contei vários; inclusive, tentei mostrar aos meus colegas funcionários/associados, entre outras coisas, o porquê da minha “estada” no comando das Casas de Apoio, nos últimos anos, fato que, por si só, justifica fortemente essa “fuga” do dia a dia da ASU.

Por sua vez, o nosso grande comandante Djalma Santos Bovolenta (também funcionário antigo da Instituição UNESP), aproveitou o momento para agradecer a união do grupo desde a sua formação e não titubeou em motivá-los com a sua experiência de anos e anos de trabalho pela entidade.

Obviamente que outros colegas também fizeram uso da palavra e assumiram compromissos públicos com os sócios. Muitos deles ficaram com a voz embargada nas suas colocações diante da emoção por iniciarem uma nova carreira, mesmo assim, conseguiram deixar uma mensagem bastante corajosa e otimista. O ilustre Presidente (em exercício) Neilson Cassimiro da Silva e o vice (empossado) Marcelo Roberto Martins, também emocionaram os presentes com suas manifestações.

Tão logo se encerrou a cerimônia de posse, os convidados curtiram em meio à muita alegria, o restante da noite. Um suculento churrasco e muitas “redondinhas” fizeram aquela festança que reuniu centenas de pessoas, ser ainda mais concorrida e badalada.

Enfim, presenciamos uma solenidade da mais alta importância naquela noite. Com certeza, todos os presentes “voltaram pra casa” com a sensação que, de fato, os próximos dois anos serão de muito crescimento e desenvolvimento para a nossa ASU. E mais, essa juventude que “ocupou” os vários cargos da diretoria do amigo Djalma, sem dúvida alguma será de muita valia para um progresso ainda maior. Felizmente uma nova geração de lideranças está “mostrando a sua cara” em todos os cantos do Campus Universitário de Rubião Junior e da charmosa “Fazenda Lageado”. Isso é “bão” demais!

Parabéns, grande aliado de lutas e lutas em prol do bem das nossas causas, Djalma Santos Bovolenta, por sua volta ao comando dessa entidade que é referência em toda a UNESP.

Parabéns, queridos companheiros de diretoria, por toda organização demonstrada nesse processo eleitoral que, como nos outros que ocorrem por esse Brasil afora, “rolou” muita baixaria, calúnias em vão e mentiras aos montes. Graças a Deus, esse “fenômeno” está mudando em todos os cantos do país, afinal, a toda empinada “turma do barulho” – aquela do tal “golpe”, lembram-se? – no último pleito municipal, foi colocada no lugar que merece; uma grande faxina aconteceu do Oiapoque ao Chui.

Por fim, quero cumprimentar, um a um, todos os funcionários da ASU (todos, indistintamente) pela maneira ética como se portaram ao longo de todo esse processo. E bom dizer que se não fosse a competência, a dedicação e o comprometimento de todos, certamente não teríamos um desenrolar tão transparente como este que tivemos. Parabéns a todos!

Nada como um texto deste, por sinal um “conto” envolvendo uma comunidade grandiosa como a unespiana, para abraçar com muito carinho, três componentes dessa família que, para a minha satisfação, são assíduos leitores das minhas narrativas semanais: são eles, os meus amigos, Doutor Sérgio Canuto, um dos peritos de Saúde Ocupacional mais respeitados de todo o Estado de São Paulo; Mauro “Botina” Pereira Bueno, meu colega de infância e esposo da colega de trabalho Márcia Maria Fattori Bueno e o também Professor da UNESP, Valdomiro Rapelo Filho, o moço que dá orientações físicas a um “punhado” de pacientes na Quadra de Esportes.

De novo, utilizo este espaço para prestar uma homenagem póstuma a três integrantes dessa mesma família, que nos deixaram nos últimos dias, para ir ao encontro do Senhor: meus amigos Sérgio “Boca” Freitas Basso, filho do sempre lembrado Norival Basso (um dos fundadores da ASU) e da nossa colega aposentada Edhite Freitas Basso; Fernando Barboza Dias, filho do amigo Paulo Dias, o Paulão da Ortopedia; e o Professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Gilberto Uemura.

Com certeza Deus, o Todo Poderoso, recebeu a todos com todas as honras que os bons filhos sempre fazem por merecer. Até qualquer dia, queridos amigos!

 

Rubens de Almeida – Alemão

[email protected]

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Torcida Campeã
Oferecimento