No dia 28 de abril passado, a Câmara Municipal de Botucatu, em uma Sessão Solene bastante prestigiada por autoridades civis e militares, homenageou diversos profissionais das nossas forças de segurança, por sinal uma justíssima homenagem prestada a integrantes de corporações que há longos nove anos realizam um trabalho de altíssimo nível no município, a ponto de Botucatu ser considerada a melhor cidade do Estado, com mais de 120 mil habitantes, para se viver bem e com segurança.
Infelizmente não estive presente, no entanto, fui contemplado pelo meu amigo vereador Laudo Gomes da Silva (orador que falou em nome dos vereadores) com um vídeo da referida cerimônia. Percebi que foi uma solenidade bastante festiva tal a importância dos condecorados para as suas equipes, além do que, pude notar que de fato, os comandos das Corporações (Policias Civil, Militar e Guarda Municipal), com total respaldo do Poder Judiciário, estão bem “afinados”. Essa união tem feito toda a diferença nesse bem-estar que a nossa gente vem tendo nos últimos anos aqui na terrinha.
Aplausos não foram poucos durante todo o transcorrer da entrega dos “certificados” aos policiais que se destacaram no ano passado. Policiais das Companhias do 12º BPM I (1ª, 2ª e 3ª e Estado Maior): integrantes da Polícia Civil (escrivão, investigador, Delegada e um da área administrativa); Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária e Guarda Civil Municipal, num total de doze, receberam o seu “mimo”, de cada um dos vereadores daquela Casa de Leis do nosso Município. São eles: Leandro H. Gouveia, especialista em processamento de dados; Cristiano César Consorti, Investigador; Doutora Ana Paula B. Theodoro Feitosa, Delegada da DDM; CB PM Daniele Amorim Panhoça; 2º Sargento PM Marcelo de Moraes; 1º Sargento PM Altair Peraçoli; 1º Tenente PM Márcio Rodrigo Manuel Alves; 1º Sargento PM Marcelo Aparecido de Souza (Corpo de Bombeiros); CB PM Moacir Luiz da Silva (Corpo de Bombeiros); CB PM Franco Marcelo Inocente (Policia Rodoviária); 3º Sargento Aníbal Bruno Magorpo (Polícia Ambiental) e José Paulo Nogueira, Guarda Civil Municipal.
Pelo que pude ver no vídeo, sinto que perdi uma grande festa, aliás, um Ato de Reconhecimento que está em extinção neste país cujos governantes não valorizam os seus trabalhadores, entretanto, quero, mesmo depois de quase um mês do ocorrido, cumprimentar, um a um, todos os homenageados.
Parabéns a todos, muito especialmente ao meu companheiro de causas em prol de um mundo melhor e menos sofrido para todos, Salvador Theodoro, um dos primeiros comandantes da nossa Guarda Municipal. Essa grande figura humana (que também sentiu o orgulho de ver sua filha receber este reconhecimento) teve o seu nome muito citado pelos oradores. Abraço forte, meu irmão!
Como prestei muita atenção na fala dos que utilizaram a Tribuna da Câmara desde o nobre Edil Laudo Gomes da Silva, que deu uma “cutucadinha” num “causo” acontecido; passando pelo Doutor Antonio Soares da Costa Neto, que não titubeou em lembrar da raiz dessa preciosa união existente entre as corporações de Botucatu, tendo, inclusive, citado o nome do seu parceiro Major José Semensati Junior; depois, pelo “sanfoneiro” que comanda o 12º BPMI, Coronel Jorge Duarte Miguel – por sinal, muito firme nas suas colocações e, como de costume, bastante ético – e, por fim, o digníssimo Senhor Doutor Josias Martins de Almeida Junior, Juiz de Direito (Diretor do Fórum local, que ocupa um valoroso cargo no Departamento de Execuções Penais do Estado, como Juiz Corregedor dos Presídios) para exporem os seus sentimentos em relação a este grandioso evento, tenho que confessar que senti “algo no ar” em forma de REPÚDIO. Nada como ouvir e ouvir!
Confesso que tão logo me inteirei de tudo o que foi dito pelos oradores, todos indistintamente (claro, em primeiro grau, somente cumprimentos aos engrandecidos) percebi que esse “desabafo” das autoridades se referia ao triste e repudiável fato, que ganhou manchetes negativas, não só em Botucatu, mas em toda a nossa região, ou seja, a fatídica e indelicada (porque não dizer: desnecessária e irresponsável) entrevista concedida pelo Senhor Ouvidor da Secretaria de Estado de Segurança Publica, Julio César Fernandes Neves a um importante canal de televisão. O bicho “pegou”! E pegou mesmo, até porque, este senhor, que deveria, pelo cargo que ocupa, primeiramente, se inteirar da VERDADE DOS FATOS antes de aparecer na “telinha” (e não o fez), criou um clima ruim na cidade. “A coisa tá brada” entre os COMANDANTES das nossas forças de segurança que, não temos dúvidas, desempenham suas funções com rigidez, porém, dentro da legalidade. Tem muito “nome feio” circulando dentro das polícias!
Para “apimentar” um pouquinho mais, vou pegar uma “carona” numa fala que me fez refletir muito, dita pelo nobre Magistrado no seu discurso: “… TEMOS QUE TER EM NOSSO PAÍS, UMA MAIOR CONSIDERAÇÃO PARA COM AS NOSSAS INSTITUIÇÕES; A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A NOSSA CONSTITUIÇÃO ATRIBUI A CADA PODER AS SUAS RESPONSABILIDADES, NÓS TEMOS QUE AGIR DE FORMA INDEPENDENTE E HARMONIOSA, E NÃO, POR MEIO DE PRE JULGAMENTOS, DAQUELES QUE NÃO PERTENCEM A ESSAS INSTITUIÇÕES…”.
Verdade sob todos os pontos de vista! Aliás faço minha as suas palavras Excelentíssimo e respeitável Juiz de Direito Doutor Josias Martins de Almeida Junior! Aqui neste Brasil Brasileiro, determinados “picaretas”, em especial, aqueles “poderosos” que se acham (porém, nunca se encontram) insistem em confundir DEMOCRACIA, essa “baita” SOBERANIA POPULAR, com algo que venha “defender” apenas os seus interesses pessoais.
Enfim, parabéns queridos vereadores por levar a nossa “Casa de Leis” uma solenidade dessa grandeza!
Aproveito a oportunidade para cumprimentar o meu amigo Vereador Sargento Laudo, exímio defensor da verdade e da justiça, pelo seu grandioso e oportuno discurso em nome da Corporação que o acolheu, por várias décadas: a Polícia Militar.
Encerrando este “conto” quero abraçar carinhosamente dois assíduos leitores das minhas narrativas semanais: meus amigos Domingos Chávari Neto, Presidente do charmoso Clube social da terceira idade NOVA AURORA e Clóvis de Almeida Martins, Presidente do CONSEG – Conselho de Segurança do município.
Rubens de Almeida – Alemão
Compartilhe esta notícia