Então minha gente, o Hospital das Clínicas da UNESP que, apesar de ser a mola propulsora da saúde da população de uma imensidão de cidades (mais de 70) de toda a nossa vasta região e de outras localidades brasileiras, convive, frequentemente, com todos os tipos de dificuldades financeiras.
Entra ano e sai ano e o HC tem tão somente a sua demanda aumentada. Para cá se dirigem os mais variados casos, sobretudo os de alta complexidade, dia após dia, e com isso, o que acontece de mais grave: os recursos continuam os mesmos e não são “diretamente proporcionais”. Isso quando não ocorrem cortes naquilo que já havia sido previamente estabelecido no orçamento, ou atrasa meses e meses o seu repasse.
Pois bem, graças a Deus e a eleição de um moço empreendedor – desses que “corre atrás de tudo” quando o alvo é o bem estar das pessoas – eleito heroicamente Deputado Estadual por Botucatu e região, essa mesma “Casa de Saúde”, que sempre teve no também Deputado Milton Casquel Monti, um forte aliado, acaba de ser contemplado com outro precioso “padrinho”: meu amigo Fernando Cury.
Esse nosso ilustre representante na Assembléia Legislativa que, já havia destinado através de emendas parlamentares, um “montão” de recursos para diversas entidades da cidade, desta vez, tão logo participou de uma reunião na Superintendência do HC com os diretores da Instituição UNESP (Emílio Carlos Curcelli, André Balbi e Pasqual Barretti) e se inteirou da triste realidade enfrentada pelo hospital, não titubeou em “abrir guerra” contra tudo e todos no Palácio do Governo.
O resultado dessa luta foi magistral. Passada apenas uma semana do encontro e chega a agradável notícia que o Deputado Fernandinho Cury conseguiu junto ao Governador Doutor Geraldo Alckimin recursos extra-orçamentários no valor de R$ 8 milhões. Claro que só isto não resolve a grave situação que o Hospital vem enfrentando nos últimos anos, no entanto… Que maravilha!
Soube também, que a influência do Digno Prefeito João Cury Neto foi decisiva nesta conquista, aliás, a saúde da nossa gente, há alguns anos, tem dado mostras de uma melhora acentuada por conta dessa especial atenção do nosso alcaide.
Portanto, como cidadão de um município que (queiram ou não) teve avanços significativos, especialmente na área de saúde, haja vista a implantação do Hospital Estadual, do Hospital que cuida de dependentes químicos, o funcionamento de novos Postos de Saúde e dos Prontos Socorros Municipal e Pediátrico (este lá no antigo Sorocabano) e, como servidor antigo da UNESP, que vivenciou todas as suas crises nestes longos quarenta e oito anos de trabalho dentro do HC, não tenho outra coisa a fazer, senão parabenizar essas duas figuras incansáveis e comprometidas com a população (filhos da mesma família, Fernando e João Cury), por terem ouvido esse “grito de socorro” e, imediatamente terem “arregaçado as mangas” na busca de uma rápida solução.
Aos meus colegas unespianos que convivem, cotidianamente, com o “lombo ardendo”, afinal, é nada fácil administrar uma instituição prestadora de serviços de saúde à população e sequer ter dinheiro para custear despesas com o salário do seu pessoal, os meus aplausos por serem premiados com outro parceiro valioso, que certamente será de muita valia nas tradicionais “brigas” que ocorrem com os governos (Estadual e Federal) no que tange a busca de recursos.
Parabéns pela brilhante e importante conquista prezados Professores Pasqual Barretti, Emilio Curcelli, Antonio Rugolo Junior e André Balbi e, mais ainda, pela elegância e competência como selaram essa união entre o HC, FMB e FAMESP. Tenham absoluta certeza queridos amigos: nos dias atuais, só mesmo a união de forças é que nos proporciona caminhos sólidos para que possamos atingir o sucesso que almejamos. Que os nossos governantes (sejam eles de que partido político forem), entendam de vez, a importância que o nosso HC faz na vida das pessoas de toda essa volumosa região, que para cá se deslocam com o objetivo de recuperar a saúde.
Enfim, parabéns a todos, muito especialmente a esse “Monstro da Saúde”, carinhosamente chamado de HOSPITAL DAS CLÍNICAS da UNESP, que atende dois milhões de pacientes de mais de 70 cidades, que já tinha um grande padrinho e que, a partir deste momento conta também com os préstimos de um outro jovem político.
Nesta semana abraço carinhosamente uma das pessoas mais simpáticas e atenciosas de toda a nossa querida Botucatu; um cidadão que, por onde passa, deixa um rastro de ensinamento e bem viver invejável: meu amigo Doutor Antonio Henrique Nicolosi Garcia.
Eis que para minha satisfação fui surpreendido, no último sábado (29/10), com uma ligação do “dono” de quase tudo em Rubião Junior, meu amigo Nelson Lopes, o Nelsinho do Cartório, que articulou a entrega dos donativos oriundos da festa de aniversário de oitenta anos do senhor Nelson Garcia, genitor desse moço (Doutor Nicolosi) que também tem uma participação maiúscula no desenvolvimento do nosso município.
As Casas de Apoio do HC, bem como o Projeto Social do Grupo de Amigos Voluntários receberam um “punhado” de cestas básicas, todas angariadas nesta festança que marcou oito décadas de vida de um senhor que construiu, além de uma família encantadora, uma linda história de vida. Parabéns, “seu” João Garcia. Que venham outras festas pela frente!
Com a mesma satisfação abraço outro aniversariante da semana, meu amigo Djalma Santos Bovolenta. O atual presidente da Associação dos Servidores da UNESP (eleito recentemente) completou mais um ano de vida, exatamente, no dia em que todos os homens do mundo festejam a sua data, dia primeiro de novembro, Dia de todos os Santos! Parabéns, grande Djalma!
Rubens de Almeida – Alemão
Compartilhe esta notícia