Há muito tempo venho percebendo que a população botucatuense – talvez, pela iniciativa de alguns radialistas populares que prezam pelo amor ao próximo – vem imprimindo sua marca de solidariedade em tudo o que diz respeito aos mais necessitados; nunca deixam de atender, aos apelos das campanhas que os veículos de comunicação empreendem quando o assunto são as dificuldades de sobrevivência que muitos dos nossos irmãos enfrentam neste país injusto e desumano.
Falo isso porque, ao longo dos meus dias, tenho me deparado com as mais variadas situações. Ora pelas circunstâncias desastrosas ocasionadas pela força da natureza e, que, consequentemente, acaba por castigar a nossa gente; ora por que somos pegos de surpresa com a notícia de que uma família, desesperada pela situação que enfrenta, sequer consegue encontrar caminhos para pedir socorro.
Caro leitor, não foram poucas as vezes que, com o coração aberto, tive a coragem de agradecer e, principalmente, de enaltecer a postura da nossa gente nas ações filantrópicas desenvolvidas pelos cidadãos comprometidos com o bem estar social.
Entretanto, hoje não vou falar de nenhum desses simples munícipes que me fazem companhia em todas as situações de desespero que juntos enfrentamos (graças a Deus, não são poucos) e sim, da postura de um jovem político que está conseguindo por em prática, aos poucos, todas as suas promessas de campanha.
Com muita alegria, tomei conhecimento, através da imprensa botucatuense, que o menino João Cury Neto (um garoto que teve a ousadia de fazer uma coligação considerada arriscada e duvidosa por muitos babacas da política local, mas, que para alívio de todos, tem feito a diferença em nossa cidade) entregou, no último dia 21 de abril, mais de 400 casas populares a nossa gente, a maioria delas para cidadãos que viviam com seus filhos em barracos e em situação subumanas.
Simplesmente magnífica mais esta conquista; aliás, essa maravilha, pela sua relevância, conseguiu até ofuscar, um pouquinho, o brilho de outro projeto voltado para o bem da nossa gente, que era aguardado, com muita ansiedade por toda a cidade: a inauguração do Pronto Socorro Regional, outra pérola advinda do esforço do nosso prefeito que, sem sombra de dúvidas, é do agrado de todos.
Pena que existem pessoas influentes dentro do nosso cotidiano, que se dizem contrariados com a atuação do novo Pronto Socorro, somente pelo fato de que lá, também, serão atendidos pacientes da nossa vasta região; como se só nós, botucatuenses, fôssemos filho Dele, o dono do Universo. Quanta aberração!
Evidentemente que eu gostaria de continuar falando mais sobre a importância do funcionamento desse novo PS Regional, ainda mais, sabendo que lá, muitos profissionais com os quais desenvolvemos um trabalho, sem politicagem, e voltado, unicamente, para o bem comum (meus colegas servidores da UNESP e FAMESP) estão prestando um serviço de extrema qualidade; no entanto, o meu comprometimento desta semana é falar de moradias, este tema que, por si só dispensa comentários de qualquer ordem. Ter uma casa para morar é ter uma enorme felicidade e, principalmente, dignidade.
Ilustre Prefeito Municipal lembro-me com muita satisfação, do dia em que, ao lado de todo o seu time, nas suas apresentações por todos os bairros em que percorria, o senhor citava um slogan muitíssimo interessante, em troca do possível apoio recebido: BOTUCATU MERECE MUITO MAIS! Aquele gesto, claro que pela sua seriedade – afinal, de bobo, o povo não tem nada – certamente sensibilizou muita gente, daí, a sua maiúscula vitória nas urnas.
O tempo foi passando, e de camarote, fiquei vendo o barco passar. Apesar de toda a desconfiança que permeia esses momentos de promessas e promessas continuei torcendo para que tudo desse certo, afinal, sempre acreditei na lisura dos seus juramentos.
Agora, bem ? vontade, abro o meu coração, não só para aplaudir esse exemplo de político que é o jovem Prefeito botucatuense (é muito complicado elogiar um político neste país movido por tantos picaretas), mas, principalmente, para cumprimentá-lo pela elegância que teve em abraçar uma causa tão significante como essa que premiou mais de quatrocentas pessoas com um novo cantinho para morar, ou melhor, que ofereceu a todos esses nossos irmãos um lar de verdade, um espaço todo seu.
Parabéns, querido amigo João Cury Neto, por tanta dedicação ? frente do Executivo e por tanto êxito em suas persistências em favor do povo. Mesmo que continue deparando durante a sua caminhada com essa meia dúzia de picaretas que tentam, a todo custo, denegrir a sua imagem, continue cumprindo as suas metas. Em nossa cidade ainda tem muita gente residindo em locais sem o mínimo de dignidade.
Com muita satisfação envio um abraço bastante carinhoso a duas pessoas que acompanham semanalmente as minhas inspirações nesta coluna: meus amigos Romeu Francisco Henrique e a simpaticíssima senhora Terezinha Emiliano.
Com o mesmo carinho, abraço todo o pessoal da Transportadora Aquarium, em especial o amigo Geraldinho, que naquele lindo Dia de Tiradentes, transportaram diversas famílias com suas mudanças ao mais novo recanto da municipalidade: o Parque Residencial Santa Maria I.
{n}Rubens de Almeida – Alemão
[email protected] {/n}