ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE

Artigo do Professor Beto Pavão – Espaço Elo

 

É muito comum ouvir pessoas dizendo que não precisam de um acompanhamento em seus exercícios e que não frequentam uma academia pois suas rotinas são bem agitadas. Tão comum a isso são pessoas dizendo que vão até a academia 2, 3, ou até 5 vezes na semana e que são bem ativas, quase atletas. Bem, isso ocorre em muitos casos porque para elas não está clara a diferença entre atividade física, exercício físico e competição esportiva.

A atividade física acontece quando existe uma exigência física bem como contrações musculares durante a rotina do dia. Podemos citar como exemplo os carteiros, que fazem caminhadas enormes durante seu dia de trabalho, mas não são dirigidas nem orientadas, outro exemplo são os construtores que durante o dia exercem uma grande força muscular para a edificação de casas ou prédios, até mesmo limpar a casa, lavar o carro podem ser classificados como atividade física.

O Exercício físico vem sempre acompanhado de um programa e acompanhamento profissional para que essa atividade seja realizada buscando um fim específico como ganho de massa muscular, perda de peso, bem comcondicionamento físico em geral. O exercício físico exige um desprendimento da rotina diária para que todo seu foco e sua atenção esteja presente naquele momento e que sua concentração seja total durante sua prática.

Já o esporte ou a modalidade esportiva é quando usamos o exercício físico para a realização de uma meta ou objetivo competitivo, como uma prova de Montain Bike, ou uma corrida de rua, bem como qualquer esporte que conhecemos. Seu objetivo é sempre ser melhor usando os exercícios para galgar melhores condições físicas dentro de um desporto.

Sabendo disso, o que é melhor? A atividade física, o exercício físico ou a competição esportiva?

Na minha opinião todos deveriam praticar exercícios físicos pois quantificar o desempenho durante a realização dos trabalhos é fundamental para alcançarmos qualidade não só física, mas também mental e espiritual.

Ainda sim acredito que tudo é muito válido quando pensamos em evolução, e se você fica muito tempo sentado na frente do computador procure uma rotina mais ativa como ir a pé para o trabalho ou levar os cachorros para caminhar algumas vezes na semana, trocar o elevador ou a escada rolante pela escada convencional também é válido.

Busque uma orientação 2 ou 3 vezes na semana, procure uma academia ou um clube onde você possa praticar, nadar, caminhar, correr e principalmente se divertir, aliás esse é o pronto fundamental para que sua rotina seja duradoura. E se você já faz isso e ainda busca algo mais o esporte pode estar lhe esperando.

Em nossa cidade temos ótimas opções e excelentes profissionais que podem ajudar em diferentes modalidades como natação, artes marciais, voleibol, beach tênnis, crossfit entre outros, que podem incluir metas e competições incríveis no seu calendário, elevando sua autoestima e ainda rendendo algumas medalhas durante sua jornada.

Beto Pavão – Academia Espaço ELO